Chip pode substituir laboratório no diagnóstico de doenças

Pesquisa é desenvolvida na Universidade Federal de Uberlândia

Publicado en 04/02/2021 - 19:05 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Imagine um laboratório de exames clínicos. Se você pensou em bancadas com microscópios, tubos de ensaio, reagentes químicos e amostras de sangue ou outros fluidos, sim, é mais ou menos assim um laboratório dedicado a fazer diagnósticos de saúde.

Ou, pelo menos, era assim. Com o desenvolvimento da nanotecnologia, um laboratório inteiro desses pode ser substituído por um equipamento que pesa cerca de 100 gramas e é mais ou menos do tamanho de um telefone celular. São os “lab on a chip”, o que em português significa “laboratório em um chip”.

O diferencial da tecnologia está nos chips turbinados com biossensores eletroquímicos, aptos a fazer a leitura de materiais como sangue ou saliva e detectar vários tipos de doenças.

Uma tecnologia que já é usada em vários países e agora está perto de contar com uma versão brasileira.

Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, estão desenvolvendo um desses aparelhos que, acoplado a um telefone celular, consegue fazer diagnósticos de doenças infecciosas ou crônicas.

Pode até parecer mágica, mas o coordenador da pesquisa, o professor Luiz Ricardo Goulart Filho, explica a ciência que está por trás.

Ele também explica que para o diagnóstico de Covid, por exemplo, basta uma gotinha de saliva e o resultado saí em cerca de 1 minuto. E para fazer novos exames basta trocar o chip, que vai ler as ondas magnéticas. Para Luiz Ricardo, isso vai revolucionar o diagnóstico de doenças.

Por enquanto o equipamento está em fase de testes, e os primeiros protótipos estão sendo produzidos para que o pedido de registro do equipamento seja encaminhado para a Anvisa. A previsão é de que isso aconteça ainda esse ano. Já a produção em escala e a comercialização da tecnologia depende da indústria e ainda não tem prazo definido.

Últimas notícias
Salud

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economía

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo