Livro revela luta de Grande Otelo contra o racismo no cinema

Publicado en 09/02/2021 - 17:02 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Ele nasceu Sebastião Bernardo Silva. Mais tarde, trocou o nome de batismo para Sebastião Bernardes de Souza Prata, mas ficou conhecido nacional e internacionalmente como Grande Otelo.

A trajetória de mais de 70 anos de um dos maiores atores e comediantes da história do cinema e da TV no Brasil, e os debates sobre discriminação racial ao longo de sua carreira, são contados no livro "Grande Otelo: um intérprete do cinema e do racismo no Brasil".

O ator, que atravessou diversas fases da produção cinematográfica nacional - da chanchada ao cinema novo - viveu personagens marcantes como Macunaíma.  Autor do livro e professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, Luis Felipe Kojima Hirano, ressalta que Grande Otelo não falava de racismo nem tampouco de raça, mas reclamava da exploração cômica da sua cor e das desigualdades nos papéis e salários que recebia.

Em sua narrativa, o autor ressalta o pioneirismo de Grande Otelo como um dos principais atores da sétima arte no Brasil, contribuindo, com seu talento para transformações na visão do negro traduzida pelo cinema brasileiro.

 

Últimas notícias
Deportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
General

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
General

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Salud

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economía

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo