ISP ganha núcleo de pesquisa sobre violência contra a mulher no RJ

Publicado en 10/02/2021 - 17:42 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) agora tem um núcleo exclusivo para produzir e analisar dados referentes à violência contra a mulher no estado. O ISP Mulher espera subsidiar pesquisadores externos que trabalham com a temática, e também autoridades públicas, durante a elaboração de políticas de combate a esse tipo de violência.

O núcleo composto apenas por servidoras do instituto vai aprofundar iniciativas já realizadas pelo ISP, como o Dossiê Mulher - relatório anual publicado há 15 anos com informações sobre a violência de gênero no Rio de Janeiro.

A última edição apontou, por exemplo, 128 mil vítimas de algum tipo de violência familiar ou doméstica no estado em 2019 - ou uma a cada quatro minutos.

Além disso, desde março do ano passado, o ISP vem atualizando o Monitor da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher durante o isolamento social imposto pela pandemia, e apontou que ao longo deste período houve diminuição dos registros em delegacia, mas aumentou o número de pedidos de socorro por meio do serviço 190 da Polícia Militar.

 

Últimas notícias
General

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
General

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
General

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economía

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
General

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
General

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo