São Paulo antecipa vacinação de idosos entre 80 e 84 anos

Publicado en 26/02/2021 - 19:34 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A partir deste sábado (27), os idosos com 80 anos ou mais vão poder tomar a vacina contra o novo coronavírus na cidade de São Paulo.
Pela programação inicial, a vacinação para esse grupo prioritário deveria começar na próxima segunda-feira. Com isso, mais 140 mil pessoas passam a ter direito à vacina.
Até essa quinta feira, a vacina para a população em geral na capital paulista estava limitada às pessoas acima de 85 anos. Apesar da antecipação, o cronograma na capital paulista está atrasado em relação a outras cidades do país. Em Recife, a vacinação já começou para idosos acima de 78 anos, e no Distrito Federal já estão sendo imunizadas pessoas com 76 anos ou mais.
O coordenador de Vigilância da Secretaria de Saúde da cidade de São Paulo, Luiz Artur Caldeira, disse que o atraso se justifica pelo tamanho da população.
Em todo o estado de São Paulo, a prioridade da vacinação é para os profissionais de saúde, inclusive os que não estão na linha de frente do combate ao coronavírus.
A partir de segunda-feira, todos os profissionais de saúde acima de 55 anos passam a ter direito à vacina, mesmo os que trabalham em clínicas privadas. Além de médicos e enfermeiros, também entram na lista biólogos, profissionais de educação física e médicos veterinários.
Questionado sobre a justificativa epidemiológica de um conceito tão amplo de profissional de saúde, o coordenador de Vigilância explicou que esses profissionais entraram na terceira etapa de vacinação, e que o município está seguindo os critérios estabelecidos no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economía

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Salud

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
General

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo