Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Inciativa é do Inmetro para evitar fraudes e prejuízos ao consumidor

Publicado en 28/02/2021 - 13:07 Por Leandro Martins - Brasília

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso. Além dos recentes aumentos de preços na gasolina e no diesel, os motoristas enfrentam outro problema, que pode passar despercebido: a adulteração nas bombas dos postos. O tanque do seu carro pode estar recebendo menos combustível do que você está pagando.

Paulo Miranda, presidente da Fecombustíveis, a Federação Nacional de Comércio de Combustíveis e Lubrificantes, explica como acontecem as fraudes. 

Para tentar frear as fraudes eletrônicas que adulteram o volume do combustível entregue ao consumidor, o Inmetro vai implantar um dispositivo para certificação digital de bombas, nos postos de todo o país.

O objetivo é dificultar a ocorrência de fraudes eletrônicas, que ultrapassa R$20 bilhões por ano, segundo levantamento do setor.

A certificação digital vai permitir que o próprio consumidor, por meio de um aplicativo no celular, confirme que está levando a quantidade de combustível pela qual pagou na hora do abastecimento.

O chefe da Divisão de Gestão Técnica do Inmetro, Bruno Couto, explica como será feita a verificação de possíveis fraudes na bomba de combustível. 

Segundo o Inmetro, o regulamento técnico está em fase final de implantação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Fundação Renova apresenta dados sobre recuperação do Rio Doce

Uma expedição realizada ao longo do Rio Doce mostra os resultados do trabalho de redução dos impactos causados pelo rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, em Mariana, Minas Gerais. Hoje, a água do Rio Doce já apresenta, em alguns pontos, a mesma qualidade de antes do rompimento da barragem.

Baixar arquivo
General

Um em cada cinco brasileiros não tem acesso à internet, segundo IBGE

São quase 40 milhões de pessoas desconectadas no país. A Pnad Contínua, pesquisa divulgada nesta quarta-feira (14), mostra ainda a desigualdade de acesso entre estudantes de escolas públicas e particulares.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Especialistas alertam para os sinais de violência contra crianças

O caso de violência no Rio de Janeiro, que levou à morte o menino de Henry, de apenas quatro anos, acendeu um alerta: como reconhecer sinais de abuso e maus-tratos contra os pequenos, e o que fazer para protegê-los? A psicóloga Fátima Marques alerta que adultos devem escutar mais as crianças.

Baixar arquivo
Salud

Covid-19: Rio de Janeiro inicia vacinação de agentes de segurança

Etapa de imunização vale para profissionais que estão na ativa. Bombeiros são vacinados em dois pontos, e PMs recebem as doses em batalhões e unidades militares.

Baixar arquivo
General

Prefeitura do Rio reduz restrições e autoriza atividades coletivas

A Prefeitura do Rio de Janeiro avançou na flexibilização das restrições para conter a pandemia de covid-19. Agora é permitido fazer atividades coletivas tanto em espaços públicos, quanto em áreas particulares. Mas a permanência nesses locais, apenas por lazer continua vetada.

Baixar arquivo
Salud

Brasil receberá 15,5 milhões de doses da vacina da Pfizer até junho

Quase dois milhões de doses da vacina da Pfizer serão antecipados ao Brasil, entre abril e junho.

Baixar arquivo