Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

É o terceiro decreto publicado em 24 horas no Distrito Federal

Publicado en 28/02/2021 - 14:28 Por Maíra Heinen - Brasília

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Este foi o terceiro decreto publicado em cerca de 24 horas, agora com liberação de mais atividades. Foi autorizado o funcionamento de bancos, parques, óticas, lotéricas, lavanderias e papelarias, além de escritórios profissionais, lojas de automóveis e atividades administrativas do Sistema S, como Sesc e Senai.

As indústrias também poderão funcionar, mas sem atendimento ao público. A frota de transporte coletivo também não vai sofrer alterações e deve funcionar normalmente.

Segundo o governo do Distrito Federal, as medidas serão avaliadas diariamente, e podem mudar a qualquer momento. O Ministério Público do Distrito Federal apoiou a determinação, como destaca o procurador José Eduardo Sabo.

No decreto anterior, as restrições valeriam apenas entre às 20h e às 5h, mas após verificar a situação dos leitos de UTI nos hospitais da capital, Ibaneis Rocha publicou novo decreto endurecendo as medidas.

Atualmente, o DF dispõe de 329 leitos, somando os de Unidade de Terapia Intensiva e os de Unidade de Cuidados Intermediários. Segundo o governador, 98% dos leitos de UTI estão ocupados.

Depois de reunião com o secretariado, Ibaneis Rocha anunciou a abertura de 100 leitos de UTI ainda nesta semana.

Edición: Joana Lima

Últimas notícias
Salud

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economía

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo