Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

É o terceiro decreto publicado em 24 horas no Distrito Federal

Publicado en 28/02/2021 - 14:28 Por Maíra Heinen - Brasília

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Este foi o terceiro decreto publicado em cerca de 24 horas, agora com liberação de mais atividades. Foi autorizado o funcionamento de bancos, parques, óticas, lotéricas, lavanderias e papelarias, além de escritórios profissionais, lojas de automóveis e atividades administrativas do Sistema S, como Sesc e Senai.

As indústrias também poderão funcionar, mas sem atendimento ao público. A frota de transporte coletivo também não vai sofrer alterações e deve funcionar normalmente.

Segundo o governo do Distrito Federal, as medidas serão avaliadas diariamente, e podem mudar a qualquer momento. O Ministério Público do Distrito Federal apoiou a determinação, como destaca o procurador José Eduardo Sabo.

No decreto anterior, as restrições valeriam apenas entre às 20h e às 5h, mas após verificar a situação dos leitos de UTI nos hospitais da capital, Ibaneis Rocha publicou novo decreto endurecendo as medidas.

Atualmente, o DF dispõe de 329 leitos, somando os de Unidade de Terapia Intensiva e os de Unidade de Cuidados Intermediários. Segundo o governador, 98% dos leitos de UTI estão ocupados.

Depois de reunião com o secretariado, Ibaneis Rocha anunciou a abertura de 100 leitos de UTI ainda nesta semana.

Edición: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justicia

STF mantém decisão para abertura de CPI da covid-19

O plenário confirmou, por 10 votos a 1, a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que determinou a criação da comissão em resposta a um mandado de segurança de dois senadores do partido Cidadania.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

RJ: Ronda Maria da Penha traz proteção a mulheres vítimas de violência

No primeiro mês da Ronda Maria da Penha, foram cumpridas 12 medidas protetivas encaminhadas pelo Tribunal de Justiça do Estado. Com atuação desde março, o projeto realizado pela Guarda Municipal do Rio também realizou 29 visitas a três mulheres vítimas de violência doméstica.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fundação Renova apresenta dados sobre recuperação do Rio Doce

Uma expedição realizada ao longo do Rio Doce mostra os resultados do trabalho de redução dos impactos causados pelo rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, em Mariana, Minas Gerais. Hoje, a água do Rio Doce já apresenta, em alguns pontos, a mesma qualidade de antes do rompimento da barragem.

Baixar arquivo
General

Um em cada cinco brasileiros não tem acesso à internet, segundo IBGE

São quase 40 milhões de pessoas desconectadas no país. A Pnad Contínua, pesquisa divulgada nesta quarta-feira (14), mostra ainda a desigualdade de acesso entre estudantes de escolas públicas e particulares.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Especialistas alertam para os sinais de violência contra crianças

O caso de violência no Rio de Janeiro, que levou à morte o menino de Henry, de apenas quatro anos, acendeu um alerta: como reconhecer sinais de abuso e maus-tratos contra os pequenos, e o que fazer para protegê-los? A psicóloga Fátima Marques alerta que adultos devem escutar mais as crianças.

Baixar arquivo
Salud

Covid-19: Rio de Janeiro inicia vacinação de agentes de segurança

Etapa de imunização vale para profissionais que estão na ativa. Bombeiros são vacinados em dois pontos, e PMs recebem as doses em batalhões e unidades militares.

Baixar arquivo