Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Contribuinte tem até 30 de abril para entregar a declaração

Publicado en 28/02/2021 - 16:18 Por Maíra Heinen - Brasília

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Por causa da pandemia da covid-19, em 2020 houve uma prorrogação do prazo de entrega das declarações. A pandemia continua, mas agora é preciso entregar a Declaração do Imposto de Renda no prazo normal.

Quem recebeu o auxílio emergencial em 2020 e tenha rendimento tributável acima de R$22.847 mil precisa declarar o valor. Pela lei que estabeleceu o auxílio, essas pessoas terão que devolver ao governo os valores recebidos de forma emergencial.

O próprio programa da declaração vai gerar uma guia para devolução dos valores. Mas, quem recebeu o auxílio e teve rendimentos abaixo de R$22.847 mil, não precisa declarar o imposto, a não ser que se enquadre em outros critérios obrigatórios da Receita.

O site da Receita Federal – gov.br/receitafederal apresenta um passo a passo de como elaborar e enviar a declaração, preencher os principais campos e retificar, caso haja algum erro.

As primeiras restituições já estão previstas para o mês de maio e seguem até setembro.

Edición: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
General

Um em cada cinco brasileiros não tem acesso à internet, segundo IBGE

São quase 40 milhões de pessoas desconectadas no país. A Pnad Contínua, pesquisa divulgada nesta quarta-feira (14), mostra ainda a desigualdade de acesso entre estudantes de escolas públicas e particulares.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Especialistas alertam para os sinais de violência contra crianças

O caso de violência no Rio de Janeiro, que levou à morte o menino de Henry, de apenas quatro anos, acendeu um alerta: como reconhecer sinais de abuso e maus-tratos contra os pequenos, e o que fazer para protegê-los? A psicóloga Fátima Marques alerta que adultos devem escutar mais as crianças.

Baixar arquivo
Salud

Covid-19: Rio de Janeiro inicia vacinação de agentes de segurança

Etapa de imunização vale para profissionais que estão na ativa. Bombeiros são vacinados em dois pontos, e PMs recebem as doses em batalhões e unidades militares.

Baixar arquivo
General

Prefeitura do Rio reduz restrições e autoriza atividades coletivas

A Prefeitura do Rio de Janeiro avançou na flexibilização das restrições para conter a pandemia de covid-19. Agora é permitido fazer atividades coletivas tanto em espaços públicos, quanto em áreas particulares. Mas a permanência nesses locais, apenas por lazer continua vetada.

Baixar arquivo
Salud

Brasil receberá 15,5 milhões de doses da vacina da Pfizer até junho

Quase dois milhões de doses da vacina da Pfizer serão antecipados ao Brasil, entre abril e junho.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil e União Europeia realizam encontro sobre mudanças climáticas

A ideia do encontro foi estabelecer um diálogo político sobre as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável. 

Baixar arquivo