TRE do RJ confirma condenação de Anthony Garotinho

Decisão também aumentou a pena do ex-governador e o tornou inelegível

Publicado en 05/03/2021 - 12:47 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro confirmou a condenação do ex-governador Anthony Garotinho pelos crimes de corrupção eleitoral, associação criminosa, supressão de documento público e coação no curso do processo. A decisão unânime também elevou a pena de Garotinho para 13 anos e 9 meses de prisão e o tornou inelegível até 2029.

Inicialmente, ele havia sido recebido condenação de 9 anos e 11 meses, proferida pela Justiça Eleitoral de Campos do Goytacazes, no Norte Fluminense, mas o Ministério Público Eleitoral pediu o aumento da punição, e foi acatado em 2 instância.

Esse processo se refere à Operação Chequinho, que denunciou Garotinho por utilizar o programa social Cheque Cidadão, da prefeitura de Campos, para comprar votos. De acordo com o MP Eleitoral, de maio a agosto de 2016, o número de novos beneficiários do programa aumentou em mais de 17 mil. E parte dos contemplados sequer constava nas listas oficiais de controle, nem atendia aos critérios da legislação municipal.

Naquele ano eleitoral, a prefeita de Campos era a esposa de Garotinho, Rosinha Matheus, e ele atuava como secretário municipal de Governo.

O objetivo era favorecer aliados que concorriam por uma vaga na Câmara de Vereadores. A prefeitura então concedia o benefício, voltado a famílias de baixa renda, em troca do compromisso dos eleitores de votar nos candidatos indicados.

A defesa de Antony Garotinho foi procurada mas não retornou até o fechamento desta reportagem.

Em um programa de rádio que o ex-governador apresenta diariamente, ele afirmou nesta sexta-feira (05) que foi julgado sem a presença do seu advogado, que está em tratamento para covid-19, e que vai recorrer da decisão aos tribunais superiores.

Últimas notícias
General

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economía

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Salud

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
General

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
General

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo