Rio flexibiliza regras restritivas e suspende aulas presenciais

Decreto estabelece novas regras de funcionamento de estabelecimentos

Publicado en 04/04/2021 - 15:22 Por Tatiana Alves - Repórter da Radioagência Nacional - Rio de Janeiro

O governo do estado do Rio de Janeiro divulgou as novas medidas restritivas para conter a propagação da covid-19. O decreto estabelece regras para o funcionamento de bares, restaurantes, comércio, academias e templos religiosos. Continuam suspensas as atividades de casas de shows e festas, parques de diversão e boates e a realização de eventos e festas.

As aulas presenciais da rede estadual de educação estão suspensas. As unidades permanecerão abertas para emissão de documentos, matrículas, retirada de material didático e kit alimentação. As aulas seguirão remotas. Escolas particulares vinculadas ao sistema estadual de ensino do Rio de Janeiro podem funcionar com até 50% da capacidade da unidade, se a situação epidemiológica e as regras municipal permitirem.

Continuam autorizadas as práticas de esportes individuais ao ar livre e de atividades esportivas de alto rendimento, mas sem público e respeitando os protocolos. Bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar com até 40% da capacidade de lotação. O consumo de bebidas alcoólicas está autorizado apenas para clientes sentados, com distanciamento mínimo de 1,5 metro e capacidade máxima de 4 pessoas por mesa.

Fica mantido o funcionamento de shopping centers e centros comerciais, conforme normas municipais e até o limite de 40% de sua capacidade total, incluindo o estacionamento. O comércio de rua e galerias também poderão funcionar, assim como salões de beleza e barbearias. Os ambulantes legalizados também poderão trabalhar.

Os hotéis e pousadas deverão observar as regras estabelecidas no programa Rio de Janeiro Turismo Consciente. As áreas comuns só poderão funcionar com 40% da capacidade máxima. As atividades de organizações religiosas podem acontecer com distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas e mantendo todas as áreas ventiladas.

No caso de conflitos, vão prevalecer as regras estipuladas pelos municípios, que estão autorizados a promover barreiras sanitárias nas rodovias estaduais, caso achem necessário.

Edición: Ana Lucia Caldas / Naitê Almeida

Últimas notícias
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economía

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
General

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
General

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo