Anvisa alerta sobre riscos no uso indiscriminado de medicamentos

Publicado en 06/04/2021 - 20:26 Por Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa está preocupada com as reações adversas que o uso indiscriminado de medicamentos pode provocar. O alerta está em comunicado divulgado pela agência nessa segunda-feira. O documento lista as situações em que o abuso pode ocorrer, entre elas a “automedicação”.

Ademar Carlos Augusto, do Conselho Federal de Medicina, diz que tomar medicamento por conta própria é arriscado e está mais grave com a pandemia.

Mas o comunicado também apresenta outra prática que pode resultar em vários efeitos adversos como a “falta de prescrição de acordo com as diretrizes clínicas baseadas em evidências científicas”. Para o presidente da Associação Médica Brasileira, Cesar Eduardo Fernandes, o comunicado marca uma posição da Anvisa em relação ao coquetel de medicamentos que tem sido preconizado no tratamento precoce da covid-19, o chamado kit covid.

Segundo o sistema de notificações de farmacovigilância da Anvisa, o número de registros de reações adversas pelo uso da Cloroquina saltou de 30 em 2019 para 242 em 2020, um aumento de mais de 800%. O medicamento também passou a encabeçar a lista dos medicamentos com maior número de reações adversas.. No comunicado a Anvisa também pede que médicos e pacientes relatem à agência efeitos adversos pelo uso de medicamentos.

Edición: Beatriz Arcoverde/ Roberto Piza

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
General

Restaurantes comunitários no DF oferecem café da manhã por R$ 0,50

O restaurante comunitário da Estrutural, a partir desta quarta-feira, já passa a oferecer a refeição matinal. Na unidade de São Sebastião começa na próxima sexta-feira, e em Ceilândia, no sábado.

Baixar arquivo
Política

Aprovado projeto que pune divulgação de infração de transito nas redes

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, a punição a quem divulgar nas redes sociais infração de trânsito de natureza gravíssima. O texto agora segue para o Senado Federal.

Baixar arquivo
Política

Emenda da reforma eleitoral é aprovada pelo Congresso Nacional

Entre as mudanças, a partir das eleições de 2022, será contado em dobro os votos dados a mulheres e pessoas negras eleitas para efeito de cálculo na distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral e Partidário.

Baixar arquivo
General

Em Alagoas 200 famílias recebem moradia pelo Casa Verde e Amarela

As moradias fazem parte de um investimento de quase R$ 14 milhões do governo federal, em dois módulos do residencial Dr. Marcelo Pimentel Vilela, na cidade de Teotônio Vilela, em Alagoas,

Baixar arquivo
Deportes

Rádio Nacional transmite Atlético Mineiro e Palmeiras nesta terça

A Rádio Nacional transmite, a partir das 21h30, o jogo da volta de uma das semifinais da Copa Libertadores.

Baixar arquivo
General

Em SP tem um lugar pronto para estravazar a raiva e quebrar tudo

A Rage Room tem uma sala  de 35 metros quadrados fica em Cidade Tiradentes, no extremo leste da capital paulista. Ela foi preparada para a destruição. No fundo, prateleiras exibem os objetos que podem ser quebrados. Uma espécie de cardápio da casa.

Baixar arquivo