No Rio a campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quarta

Publicado en 12/04/2021 - 14:20 Por Lígia Souto, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A vacinação contra a gripe no Rio de Janeiro está prevista para começar nesta quarta-feira. No âmbito nacional, a campanha foi lançada pelo Ministério da Saúde, nesta segunda. Alguns municípios fluminenses chegaram a anunciar essa mesma data para o início da imunização contra o vírus influenza, mas precisaram ajustar o calendário.

Isso por que as 500 mil doses ainda estão sendo distribuídas pelo governo do estado, que decidiu priorizar a  entrega das vacinas contra a covid-19. A informação foi confirmada pelo Secretaria de Saúde.

A expectativa é que sejam vacinadas contra a gripe 6,8 milhões de pessoas em todo o Rio de Janeiro, o que corresponde a 90% dos grupos prioritários. O público alvo será dividido em três etapas, de forma escalonada. Neste ano, a vacinação vai começar por crianças, gestantes, mulheres que deram a luz há pouco tempo, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Depois, será a vez dos idosos e professores.

Além de reduzir possíveis complicações decorrentes da gripe, a campanha ganha uma outra importância neste momento de pandemia. Com leitos de unidades de terapia intensiva lotados e fila de espera nos hospitais, a vacinação contra o H1N1 e suas variantes também evita uma sobrecarga ainda maior do sistema de saúde.

Há ainda uma outra novidade este ano que merece atenção: a campanha de vacinação contra a gripe coincide com a da covid-19. Nesse caso, vale ressaltar que a recomendação médica é para não aplicar os dois imunizantes simultaneamente. O cuidado se deve ao fato de não existirem estudos sobre a administração conjunta dessas vacinas. E na possibilidade de participar das duas campanhas, a orientação é clara: priorizar a aplicação da dose contra o novo coronavírus.

Edición: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justicia

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Salud

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economía

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justicia

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Salud

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Salud

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo