Covid-19: prefeitos reclamam da falta de insumos hospitalares

Dirigentes levaram demandas aos senadores nesta segunda-feira

Publicado en 12/04/2021 - 14:25 Por Maíra Heinen - Brasília

Falta de insumos hospitalares atinge 90% dos cerca de 300 maiores municípios do país. Este e outros dados relativos ao enfrentamento da pandemia foram apresentados por prefeitos, durante audiência pública na comissão do Senado que debate a covid-19, nesta segunda-feira (12).

Além da falta de oxigênio hospitalar, outros produtos considerados básicos para atendimento aos doentes, como luvas e fraldas geriátricas, também estão acabando. Isto preocupa dirigentes municipais, como destacou Jonas Donizette, presidente da Frente Nacional de Prefeitos.

Além de Jonas Donizette, também participou da audiência o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi. E ele confirmou que as prefeituras vivem hoje um quadro dramático.

Aroldi ressaltou que prefeitos tem buscado soluções para evitar a propagação do vírus. Disse ainda que mais de 70% das cidades adotaram algum tipo de medida como toque de recolher, restrições em fins de semana e suspensão de aulas presenciais. Mas, ele defendeu um esforço nacional e destacou a falta de uma campanha de informação à população que mostre os benefícios da vacina e a necessidade de medidas não farmacológicas, enquanto não há imunização para todos.

Sobre as vacinas, Glademir Aroldi ressaltou que os municípios têm capacidade para vacinar 1,5 milhão pessoas por dia, ou até mais; mas o problema é que o ritmo lento da imunização ocorre pela baixa oferta das vacinas.

A comissão temporária da covid-19 aprovou ainda a realização de uma audiência pública para buscar ajuda internacional para o Brasil. Devem ser convidados os embaixadores da China, da Índia, dos Estados Unidos e da Rússia. Também foi aprovado um requerimento para que senadores possam visitar fábricas de imunizantes veterinários que poderiam ser utilizadas na produção de vacinas contra a covid-19.


 

Edición: Leila Santos/Adrielen Alves

Últimas notícias
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economía

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
General

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
General

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo