Butantan entrega mais 1,5 milhão de doses da CoronaVac

Publicado en 12/04/2021 - 20:36 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Instituto Butatan entregou nessa segunda-feira mais 1,5 milhão de doses da vacina CoronaVac para o Programa Nacional de Imunização. Com isso, chega a 39,7 milhões o total já entregue pelo laboratório estatal ao governo federal.

No contrato fechado com o Ministério da Saúde está prevista a entrega de 46 milhões de doses até o dia 30 de abril. Mas, para produzir as doses, o Instituto Butantan precisa do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é fabricado pelo laboratório Sinovac, na China.

Na semana passada, o presidente do Butantan, Dimas Covas, chegou a dizer que precisou suspender a produção de vacinas por atraso na remessa do insumo pela China. Nessa segunda-feira, ele confirmou a previsão de que um novo lote do insumo deve chegar em São Paulo, mas só na semana que vem, dia 20 de abril. São esperados três mil litros do IFA, quantidade suficiente para produzir cerca de 5 milhões de doses.

Mesmo assim, Dimas Covas garantiu que vai conseguir cumprir o contrato com o Ministério da Saúde.

Segundo o próprio Dimas Covas, da chegada do insumo até a liberação das vacinas prontas, o Instituto Butantan precisa de um prazo de 15 dias de produção. Além do lote de IFA aguardado para o dia 20, o Butantan espera outra remessa de três mil litros, ainda sem data marcada.

Além dos 46 milhões doses que precisam ser entregues até o dia 30 de abril, o Butantan começa a entregar a partir de maio outros 54 milhões de doses para o PNI.

Hoje, cerca de 90% das vacinas contra covid-19 disponíveis no Brasil são produzidas pela estatal paulista.

No começo do mês, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, calculou que o PNI deve receber 25,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 em abril. O montante é pouco mais da metade da previsão inicial de 47 milhões de doses para esse mês.

Edición: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Derechos Humanos

“Quem tem fome, tem urgência”, afirma Joenia Wapichana

Em entrevista, a presidente da Funai falou da distribuição de cestas de alimentos para povos indígenas e de kits de ferramentas, para o desenvolvimento da agricultura. Também destacou a importância da demarcação das terras indígenas e o acesso à documentação civil. 

Baixar arquivo
General

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economía

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo