Equipes da Anvisa vão a Rússia analisar fabricação da vacina Sputnik V

Publicado en 12/04/2021 - 20:57 Por Victor Ribeiro, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa informou nessa segunda-feira que as duas equipes da agência que vão à Rússia verificar o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação da vacina Sputnik V irão viajar juntas. No fim da semana passada, a Anvisa divulgou que seriam duas inspeções, em datas diferentes.

Agora, as duas visitas técnicas estão previstas para 19 a 23 de abril. As duas equipes vão trabalhar simultaneamente. Uma vistoria será na unidade que produz o IFA, Insumo Farmacêutico Ativo, que é a matéria-prima, e também fabrica a vacina finalizada. A outra visita será na empresa responsável pelas etapas finais de envase e embalagem.

A data das inspeções foi definida a pedido das autoridades russas, para que tivessem tempo de preparar a documentação necessária a vistoria. A equipe da Anvisa também vai tentar conseguir os documentos que faltam para iniciar a análise do pedido de uso da Sputnik V no Brasil.

A vacina, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, aqui no país é representada pelo laboratório União Química. A Anvisa recebeu dois pedidos de uso do imunizante. Um de uso emergencial, feito pelo laboratório. E o outro de exportação excepcional, feito por 14 governadores. Mas as análises dependem da apresentação de todos os dados.

De acordo com o painel da Anvisa faltam 18% dos documentos e outros 24% estão incompletos.


 

Edición: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
General

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
General

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
General

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
General

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo