PA, SC, RS e DF registram queda nos índices de criminalidade

Publicado en 13/04/2021 - 16:52 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Alguns estados brasileiros apontaram queda na criminalidade no mês passado. Um dos que registrou redução foi o Pará. Segundo dados da secretaria estadual de segurança, diminuíram as ocorrências nos CVLI - Crimes Violentos Letais Intencionais, que são homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Os números desse tipo de crimes foram quase os mesmos de março do ano passado, mas 37% abaixo do mesmo mês de 2018.  Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Pará, março de 2021 teve a segunda melhor queda na criminalidade para o mês desde 2010.

Para o secretário de segurança pública do Estado, Ualame Machado, a redução dos crimes está relacionada ao trabalho da polícia, mais do que a chegada da pandemia.

Já em Santa Catarina, os índices de criminalidade caíram no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2020. Dados da segurança pública apontam queda de 30% nos roubos e furtos e de 20% nos homicídios. Para o secretário de Segurança, Charles Vieira, esses dados não têm relação direta com a pandemia de coronavírus.

No Rio Grande do Sul, a pandemia da covid-19 também teve impacto nos indicadores criminais, como o latrocínio, que é o roubo seguido de morte, que caiu em quase 90%, em março, e atingiu o menor nível da série histórica, iniciada em 2002. O secretário de Segurança Ranolfo Vieira, destaca a queda no número de feminicídios e outros crimes, em relação a março de 2020:

Para o professor de Gestão Pública da FGV e membro do Fórum Nacional de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, a redução de crimes, principalmente contra o patrimônio, tem mais relação com a pandemia do que com a atuação da polícia.

Mas o secretário de segurança pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, discorda da relação entre pandemia e redução dos crimes. Apesar de o mês de março ter apresentado o menor número de homicídios dos últimos 22 anos, ele argumenta que em 2019, portanto antes do surgimento do coronavírus no país, o DF tinha registrado a menor taxa em 35 anos. O secretário considera que o alto percentual de resolução de crimes contra a vida, pela polícia civil brasiliense, foi decisivo. Ele justifica que a identificação e a prisão de autores desse tipo de crime impediram a reincidência.

Edición: Nadia Faggiane/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
General

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economía

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
General

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economía

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economía

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
General

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo