Brasil receberá 15,5 milhões de doses da vacina da Pfizer até junho

Anúncio foi feito por Queiroga após reunião do comitê da covid-19

Publicado en 14/04/2021 - 14:14 Por Sayonara Moreno - Brasília

Quase dois milhões de doses da vacina da Pfizer serão antecipados ao Brasil, entre abril e junho. O governo já tem 100 milhões de doses dessa vacina contratadas, apesar de ainda não estarem disponíveis para a aplicação, mesmo com registro definitivo junto à Anvisa,  Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, nesta quarta-feira (14), a nova quantidade prevista do imunizante, que totaliza 15,5 milhões de doses.

A declaração foi dada, após a 2ª reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19. Acompanhado de representantes do legislativo, que fazem parte do comitê, Queiroga ainda destacou o que o Ministério da Saúde vem fazendo para garantir estoques de kits intubação e distribuição de oxigênio para estados e municípios. Segundo ele, a estimativa é que nos próximos 10 dias o estoque regulador esteja fortalecido. 

Além disso, o ministro anunciou a enfermeira Franciele Fontana como coordenadora da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Pandemia de covid-19, do Ministério da Saúde. Ela já coordena o Plano Nacional de Imunizações.

Outra medida anunciada por Queiroga, é a criação de 600 vagas em residência médica e multiprofissional, para médicos, enfermeiros e fisioterapeutas intensivistas, que estão na linha de frente da covid-19.

Também presente no anúncio, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco fez um balanço de medidas legislativas em andamento ou aprovadas no parlamento. Ao substituir o presidente da câmara, Artur Lira, o deputado federal Luizinho mencionou que foi solicitada, na reunião, a criação de um aplicativo para tornar transparente o balanço de vacinas distribuídas e aplicadas no país. Com isso, defendeu a emissão do passaporte verde, como comprovante de vacinação contra a covid, exigido para entrada em alguns países. O parlamentar também destacou a importância da criação de um “programa efetivo de acolhimento” a crianças e adolescentes órfãos de pais e avós, vítimas da covid.

 

Edición: Leila Santos/Adrielen Alves

Últimas notícias
Salud

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economía

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo