Fundação Renova apresenta dados sobre recuperação do Rio Doce

Publicado en 14/04/2021 - 16:23 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma expedição realizada ao longo do Rio Doce mostra os resultados do trabalho de redução dos impactos causados pelo rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, em Mariana, Minas Gerais. Hoje, a água do Rio Doce já apresenta, em alguns pontos, a mesma qualidade de antes do rompimento da barragem, em dezembro de 2015.

É o que garante a Fundação Renova, responsável pela reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. Segundo a gerente de Programas Socioambientais da Fundação Renova, Juliana Bedoya, a água já pode até voltar a ser consumida, depois de passar por tratamento convencional.

Para apresentar dados sobre a recuperação do rio, a fundação apresentou nesta quarta-feira, os resultados da Expedição Rio Doce. Mais de 1 milhão e meio de fotos, estão à disposição no portal da fundação, na internet, para quem quiser visualizar. As imagens foram captadas em pontos de mais de 600 quilômetros do rio, entre Mariana e Linhares, no Espírito Santo.

A fundação também publicou no site o Boletim das Águas, com dados simplificados.

Edición: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Salud

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economía

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Salud

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo