Projeto do Unicef atendeu 21 mil jovens e adolescentes pela internet

Publicado en 06/06/2021 - 13:36 Por Lucas Pordeus Leon, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O projeto do Unicef de acolhimento de jovens e adolescentes pela internet atendeu mais de 21 mil pessoas nos três primeiros meses de funcionamento.

O canal Pode Falar oferece escuta qualificada de profissionais de organizações da sociedade civil e empresas especializadas na área e funciona de forma anônima e gratuita. É um espaço criado no contexto da pandemia para ajudar jovens e adolescentes de 13 a 24 anos que estejam com ansiedade e precisando falar um pouco sobre os problemas e sentimentos.

A Oficial do Programa de Cidadania dos Adolescentes do Unicef no Brasil, Joana Fontoura, conta que o projeto surgiu da constatação de que o isolamento social imposto pela pandemia agravou a saúde mental e o bem estar dos jovens e adolescentes.

Uma enquete feita pelo Unicef em setembro do ano passado mostrou que 80% dos adolescentes, principalmente de 15 a 19 anos, que responderam a pesquisa, afirmaram ter tido sentimentos negativos, como depressão, ansiedade e preocupação, sendo que 41% dos jovens não recorreram a ninguém em busca de ajuda.

Dos mais de 21 mil atendidos pelo portal Pode Falar da Unicef na internet, 79% eram meninas e a maioria tinha entre 13 e 17 anos. A representante da entidade das Nações Unidas para os adolescentes, Joana Fontoura, conta que a maioria desses jovens quer apenas ser ouvida.

Os jovens e adolescentes que querem ser ouvidos pelo projeto devem acessar o endereço podefalar.org.br. Profissionais especializados em escuta qualificada se revezam de segunda a sexta, especialmente em horário comercial, mas também durante a noite de segunda a quinta-feira. A conversa se dá por meio de um chat.

Além de poder conversar, os jovens têm acesso a materiais sobre saúde mental, podem fazer um teste para avaliar o nível de ansiedade e conhecem histórias de outros jovens que passaram por dificuldades e conseguiram seguir em frente.

Edición: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
General

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo
General

Embarcação encontrada com nove corpos no Pará ia para Ilhas Canárias

De acordo com a Polícia Federal, o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e desviou por uma corrente marítima, chegando ao Brasil. O arquipélago espanhol é usado como rota migratória para a Europa.

Baixar arquivo
General

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil, diz Inmet

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes diz que o frio vai pegar os três estados do Sul do Brasil, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

Baixar arquivo
General

Pastor é indiciado pelo crime de intolerância religiosa

O pastor evangélico Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha, em Niterói, região metropolitana do Rio, foi indiciado pelo crime de intolerância religiosa. Ele começou a ser investigado depois de fazer discurso, em um evento oficial da Prefeitura de Itaboraí, em maio de 2022, que também foi transmitido pelas redes sociais.

Baixar arquivo
Internacional

Colômbia e Brasil buscam paz no pós-eleições da Venezuela

A Colômbia apresentou uma proposta para garantir a vida de quem perder as eleições na Venezuela, marcadas para julho deste ano. 

A ideia foi divulgada, nessa quarta-feira, pelo presidente Gustavo Petro, após encontro bilateral com o presidente Lula, em Bogotá.

Baixar arquivo