Vale terá que pagar R$ 1 milhão a famílias de mortos em Brumadinho

Decisão é da Justiça Trabalhista em Minas Gerais

Publicado en 10/06/2021 - 15:03 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Justiça condenou a empresa Vale a indenizar em um R$ 1 milhão cada trabalhador que morreu no rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019. A juíza Vivianne Célia Correa, da 5ª Vara do Trabalho de Betim ressaltou na decisão que esse valor se destina a remediar as irrecuperáveis consequências do desastre provocado pela negligência da empresa.

Segundo a juíza, medidas adotadas para remediar as fragilidades e aprimorar a segurança foram limitadas e malsucedidas e que por isso a empresa responde objetivamente pelo incidente. Nas palavras da juíza Vivianne Célia, as atividades desenvolvidas pela Vale aumentavam os riscos para os empregados, e a empresa não implementou as medidas possíveis e necessárias ao impedimento do acidente.

131 famílias devem ser beneficiadas com essa decisão, mas ainda cabe recurso nas instâncias superiores.

O advogado do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Brumadinho e região, Luciano Pereira, explica que a reparação ocorre em relação ao sofrimento das vítimas fatais.

Em nota, a Vale destacou que é sensível à situação dos atingidos pelo rompimento da barragem e, por esse motivo, vem realizando acordos com os familiares dos trabalhadores desde 2019.

Segundo a empresa, as indenizações trabalhistas têm como base o acordo assinado entre a empresa e o Ministério Público do Trabalho, com a participação dos sindicatos que determina que pais, cônjuges ou companheiros, filhos e irmãos de trabalhadores falecidos recebam, individualmente, indenização por dano moral. Há ainda pagamentos de seguro por acidente de trabalho, auxílio-educação e planos de saúde. A Vale disse que ainda vai analisar a decisão do TRT.

 

Edición: Nádia Faggiani/Adrielen Alves

Últimas notícias
Deportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justicia

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Salud

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economía

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo