Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é celebrado neste sábado

Publicado en 12/06/2021 - 08:08 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Além das mortes, da fome, do aumento de problemas sociais e econômicos, a pandemia da Covid-19 também pode colocar, até 2022, cerca de 9 milhões a mais de crianças em risco de trabalho infantil no mundo.

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho. A publicação também destaca o aumento desse tipo de trabalho, pela primeira vez, em 20 anos.

São crianças que, a partir de cinco anos, já começam a atuar em trabalhos perigosos, que podem de alguma forma afetar a saúde e o desenvolvimento intelectual. O estudo mostra que são mais de 160 milhões de meninas e meninos afetados no mundo. Para o consultor do UNICEF para a Proteção à Criança e ao Adolescente, Benedito Rodrigues dos Santos, esse aumento já era esperado e mostrou a necessidade de maior articulação das redes de proteção da infância.

A dificuldade em acabar com esse tipo de exploração ocorre porque, historicamente, o trabalho infantil foi naturalizado e traz ainda a ideia de formação de caráter para muitas famílias. Já o Presidente da Anamatra, Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Luiz Antonio Colussi, reforça a necessidade urgente de toda a sociedade atuar para acabar com o problema e destaca que a exploração ocorre porque crianças e adolescentes não são abarcados pela legislação trabalhista.

O trabalho rural é ainda o que mais explora a mão de obra infantil. 70% dos casos ocorre no setor agrícola, enquanto 20% dos casos ocorrem no setor de serviços, 10% na indústria. O trabalho infantil nas áreas rurais é quase três vezes superior quando comparado com as áreas urbanas.

Edición: Bianca Paiva/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Derechos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
General

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
General

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justicia

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
General

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo