Capitais brasileiras aceleram vacinação contra covid-19

Apenas Palmas e Porto Velho ainda imunizam só grupos prioritários

Publicado en 15/06/2021 - 11:43 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A vacinação está avançando rápido em algumas capitais do país. A maior parte das cidades ainda está imunizando a população acima de 50 anos, mas algumas se destacam como São Luís, no Maranhão, onde nesta semana já estão sendo atendidas, com a primeira dose, pessoas entre 24 e 29 anos. Para a próxima semana, o público de 18 anos ou mais já começa a ser imunizado.

O prefeito de São Luis, Eduardo Braide, conta que desde janeiro a cidade se preparou para vacinar um grande fluxo de pessoas, instalando centros específicos de vacina. Mas o grande comprometimento dos profissionais de saúde e ainda o recebimento de doses extras também foram apontados como motivos para adiantar o cronograma. Ele ressalta que até julho, toda a população adulta já deve estar vacinada.

Em Manaus, as doses já chegaram para quem tem a partir de 40 anos. Depois de um final de semana de mutirão de vacinação atingindo mais de 140 mil pessoas na capital, nesta terça-feira (15), a prefeitura retomou a imunização nos pontos de atendimento. Também podem ser vacinados remanescentes de grupos prioritários e o público de segunda dose.

Quem tem 43 anos já pode ser vacinado em Recife, onde já há mais de meio milhão de pessoas vacinadas. E Vitória, no Espírito Santo, já tem vacina disponível para pessoas de 45 anos ou mais.

Apenas duas capitais ainda não saíram dos grupos prioritários. Palmas, no Tocantins, ainda segue vacinando pessoas acima de 60 anos e já abriu também para profissionais da educação. Em Porto Velho, Rondônia, a vacinação segue em pessoas acima de 60 anos e outros públicos prioritários como pessoas com doenças prévias e algumas áreas profissionais, como segurança pública.

Em todo o país, mais de 55 milhões de pessoas já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19.

 

Edición: Leila Santos/Adrielen Alves

Últimas notícias
General

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
General

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
General

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
General

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo