Empresário Carlos Wizard não comparece na CPI da Pandemia

Publicado en 17/06/2021 - 15:46 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Actualizado en 17/06/2021 - 17:09

O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz, vai pedir à Justiça a condução coercitiva do empresário Carlos Wizard à comissão e a retenção do passaporte dele. A decisão foi tomada antes da suspensão da reunião da comissão desta quinta-feira.

Isso porque o empresário foi convocado para prestar depoimento e não compareceu. Mesmo estando nos Estados Unidos, Carlos Wizard, não contatou a CPI remotamente para participar, e segundo Aziz, ainda pediu uma nova data para prestar depoimento.

O empresário conseguiu um habeas corpus do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Carlos Barroso, que deu a ele permissão para ficar calado no depoimento. 

A atitude do empresário foi criticada pelo presidente da comissão, Omar Aziz, que considerou o não comparecimento como uma falta de respeito.

A expectativa dos senadores é que Wizard esclareça sobre a existência de um grupo de aconselhamento do governo sobre assuntos relacionados à pandemia.

O outro depoente aguardado para esta quinta-feira era o auditor do TCU, Tribunal de Contas da União, Alexandre Figueiredo Marques. Ele foi convocado para explicar a participação em um estudo que questiona o número de mortes por covid-19 no Brasil no ano passado. Marques está afastado do cargo e responde a processo disciplinar no TCU, para investigar sua conduta, já que o Tribunal não autorizou o estudo.

O auditor, que também estava protegido por um habeas corpus, concedido pelo ministro do Supremo Gilmar Mendes, compareceu a reunião. Mesmo assim, o presidente da CPI suspendeu o depoimento, porque os senadores deveriam participar da sessão no plenário para votação da medida provisória que permite a privatização da Eletrobras.

Nesta sexta-feira, a CPI recebe, como convidados, os médicos Ricardo Zimmerman e Francisco Cardoso Alves.

 

Edición: Paula de Castro/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justicia

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Deportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Salud

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo