CPI da Pandemia lista 14 pessoas que passam a ser investigadas

Publicado en 18/06/2021 - 18:20 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O relator da CPI da Pandemia do Senado, Renan Calheiros, do MDB de Alagoas, divulgou nesta sexta-feira uma lista com 14 pessoas que, inicialmente eram testemunhas, e agora passam a ser investigadas. Entre elas, estão o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; os ex-ministros da Saúde Eduardo Pazuello e das Relações Exteriores Ernesto Araújo e o ex-secretário de Comunicação Social da Presidência, Fabio Wajngarten. Segundo o senador, entre os critérios, foi levado em conta que essas pessoas já prestaram depoimento à CPI.

E o que vai mudar na prática? Agora, os investigados podem constar na lista de indiciados pela Comissão Parlamentar de Inquérito, quando forem concluídos os depoimentos, e se os senadores apresentarem uma denúncia ao Ministério Público.

Os nomes foram apresentados por Renan Calheiros depois que ele abandonou a reunião da CPI que ouviu, nesta sexta-feira, dois médicos que defendem o tratamento da covid_19 com medicamentos, a partir dos primeiros sintomas: Ricardo Ariel Zimerman e Francisco Eduardo Cardoso Alves. Por causa desse posicionamento, o senador se recusou a fazer perguntas aos depoentes.

Para Zimerman, médico infectologista e ex-presidente da Associação Gaúcha de Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, o uso de remédios para tratar o coronavírus é necessário, mas cada paciente precisa receber atendimento individualizado.

Zimerman disse que é contra o paciente procurar o hospital apenas quando estiver com falta de ar, aumentando a chance de complicações da doença, porque muitos chegam em estado grave, e mais de 80 por cento dos intubados morrem. Zimerman apontou como se deve enfrentar a covid, e fez ressalvas ao lockdown.

Francisco Alves, especialista em Infectologia pelo Instituto Emílio Ribas e diretor-presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social, também defendeu o tratamento da doença a partir dos primeiros sintomas. Segundo o médico, o uso de remédios fora da prescrição da bula, não é prática antiética na medicina. E que existe apoio do Conselho Federal de Medicina para esse uso.

Do lado de fora da reunião, o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues, comunicou que foi requerido também a quebra de sigilo de mais de dois mil e 200 arquivos enviados à Comissão. Entre eles, há documentos do Ministério das Relações Exteriores sobre negociações de vacinas.

Edición: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economía

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Salud

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
General

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo