Brasil possui sete universidades entre as 10 melhores da AL

Publicado en 22/07/2021 - 15:18 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Universidade Federal do Rio de Janeiro subiu duas posições no ranking das instituições de ensino superior latino-americanas, que acaba de ser divulgado pela consultoria britânica Times Higher Education. Na versão anterior do levantamento, em 2020, a UFRJ ocupava o 12º lugar; agora, é a 10ª colocada. 

A reitora da Universidade, Denise Pires de Carvalho, comemorou essa conquista e afirma que a UFRJ é um veículo transformador da realidade socioeconômica e ambiental não só do Brasil, mas também da América Latina.

Em primeiro lugar no ranking, aparece a Pontifícia Universidade Católica do Chile, seguida de duas instituições brasileiras: as Universidades de São Paulo e a Estadual de Campinas. Também aparecem no ranking das 10 melhores as Universidades Federais de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e de São Paulo, a Unifesp, em 5º, 8º e 9º lugares, respectivamente.

Neste ano, o estudo examinou 177 universidades de 13 países da América Latina. Os quesitos avaliados foram os mesmos que são observados no ranking mundial da Times Higher Education, mas com algumas alterações para refletir as características específicas da região.

Ao todo, 13 indicadores de desempenho foram levados em conta, a partir de cinco grandes áreas: ambiente de aprendizagem; volume, renda e reputação de pesquisas; influência da produção científica; perspectiva internacional; e renda gerada para a indústria com os conhecimentos transferidos.

Edición: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Derechos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
General

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
General

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justicia

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
General

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo