Morrem cerca de 50 animais nas estradas do Mato Grosso do Sul por mês

Publicado en 26/07/2021 - 12:41 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Tamanduá-bandeira, onça pintada, capivara, esses são apenas alguns dos animais que você pode encontrar atravessando uma das estradas de Mato Grosso do Sul. Mas, muitos desses animais acabam morrendo vítimas de atropelamento nessas rodovias. De acordo com dados da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado, todos os meses morrem cerca de 50 animais silvestres nas estradas entre Bonito e Aquidauana.

E é justamente para diminuir esse número que existe, desde 2016, o programa Estrada Viva, que monitora cerca de 600 km de estradas no estado. A ideia é melhorar a sinalização, fazer canais de travessia para esses animais e educar os motoristas. E agora, o programa está sendo ampliado. Todas as rodovias do estado estarão inseridas no projeto. Eduardo Riedel, secretário de Infraestrutura do estado, explica que conhecer bem o problema ajuda muito na definição de estratégias para diminuir as mortes desses animais.

Riedel destaca ainda que atuar nas estradas, melhorando a sinalização e educando os motoristas, contribui com a redução não só das mortes dos animais silvestres, mas também de pessoas. O secretário afirma que a participação da população é fundamental para o sucesso do projeto.

Nessa expansão do programa, ONGs, governo do estado e a universidade estadual de Mato Grosso do Sul trabalham juntos para garantir a sustentabilidade da região, preservando as espécies e protegendo os motoristas de acidentes nas estradas. Mato Grosso do Sul abriga biomas ricos em diversidade, como Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.

Edición: Leila Santos/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Salud

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo