Tribunal londrino reabre processo de US$ 7 bi por desastre em Mariana

Publicado en 27/07/2021 - 21:11 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Tribunal de Recursos de Londres concordou em reabrir um processo contra a mineradora anglo-australiana BHP pelo rompimento de uma barragem na cidade mineira de Mariana. A tragédia ocorreu em 2015 e provocou o maior desastre ambiental da história do Brasil.

A ação coletiva é uma das maiores em tramitação no sistema legal inglês. Um escritório de advocacia britânico representa pessoas, empresas, igrejas, organizações, municípios e povos indígenas brasileiros no processo que pode resultar em uma multa de quase sete bilhões de dólares, o equivalente a 36 bilhões de reais.

A ação foi reaberta pelo Tribunal de Recursos da capital britânica depois de ter sido suspensa em novembro passado, sob alegações de abuso processual.

A empresa BHP era uma das mineradoras do grupo Samarco, junto com a Vale - responsáveis pela Barragem de Fundão.

O rompimento, em 2015, fez com que uma enxurrada com 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração invadissem o Rio Doce e atingissem o Oceano Atlântico.

Dezenove pessoas morreram. Mauro Marcos da Silva é um dos sobreviventes. Hoje, ele integra a Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão. Mauro acredita que a reabertura do processo na justiça britânica pode agilizar as ações aqui na justiça brasileira.

No Brasil, as famílias atingidas ainda lutam na justiça para serem indenizadas, seis anos após a tragédia. O prazo para fechar um acordo de indenização termina dia 2 de outubro, mas os atingidos querem a prorrogação da data por acharem que os atuais valores em discussão estão baixos.

E após a reabertura do processo em Londres, a mineradora BHP publicou um comunicado afirmando que, no entendimento dela, o caso não deveria ser julgado pela justiça do Reino Unido.

Edición: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Derechos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
General

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educación

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Deportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economía

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economía

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo