Direito da UFRJ indica Nei Lopes para o título de doutor honoris causa

Publicado en 28/07/2021 - 21:35 Por *Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro aprovou o pedido de reconsideração para concessão do título de doutor honoris causa ao escritor, compositor e sambista negro Nei Lopes. 

A concessão do título havia sido rejeitada na primeira sessão da Congregação da Faculdade de Direito, responsável por avaliar as indicações. Mas um pedido de reconsideração foi apreciado nesta quarta-feira (28) e, dessa vez, acolhido por unanimidade.

A negativa da Faculdade na primeira reunião gerou grande repercussão, com associações do fato ao racismo. 

A professora associada da Faculdade Nacional de Direito, Luciana Boiteux, disse que a indicação não obteve o quórum de dois terços dos membros da congregação e também havia problemas de documentação. Boiteux, que não participou de nenhuma das votações avalia que houve de fato um erro e afirma que a reparação foi feita. Para a professora, Nei Lopes representa a cultura do do samba e da defesa da cultura popular brasileira, e acima de tudo, é um jurista consagrado formado na faculdade de Direito da UFRJ.

Em nota, a UFRJ informou que a concessão do título segue o rito democrático e legal. E que com a aprovação pela Faculdade de Direito, o processo segue agora para apreciação do Conselho do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas e, sendo aprovado neste Conselho, terá sua validação final pelo Conselho Universitário, órgão máximo da Universidade.

*Com produção de Carol Barreto.

Edición: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Salud

Fiocruz vai entregar nova remessa de vacinas contra covid nesta sexta

O carregamento, somado aos lotes liberados nesta semana, alcança um total de 4,6 milhões de doses.

Baixar arquivo
Deportes

Confira os resultados de quinta-feira (23) no futebol

Na Série B do Campeonato Brasileiro, o CSA derrotou o Botafogo por 2 a 0. Na Copa Sul-Americana, o Athletico Paranaense foi até o Uruguai e venceu o Peñarol  por 2 a 1 na primeira partida das semifinais.

Baixar arquivo
Salud

Pesquisadores descobrem vírus parecido com o da covid-19 em morcegos

Ele foi descoberto justamente durante uma pesquisa para tentar desvendar a origem do Sars-Cov-2, que se transformou na pior pandemia dos últimos tempos.

Baixar arquivo
General

SIMU: sistema une dados públicos sobre mobilidade urbana

O portal do Ministério do Desenvolvimento Regional, lançado nesta quinta-feira dentro da Semana Nacional de Mobilidade, une dados públicos de diversas fontes como o IBGE, Agência Nacional do Petróleo e Gás e Datasus.

Baixar arquivo
Política

Comissão da Câmara aprova substitutivo à PEC da Reforma Administrativa

Foram 28 votos favoráveis e 18 contrários. O texto retoma vários pontos da proposta encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional, em setembro do ano passado.

Baixar arquivo
Deportes

Brasil avança para quartas de final na Copa do Mundo de Futsal

Nas quartas de final, os brasileiros vão enfrentar a seleção de Marrocos, no próximo domingo (26), às 10h, horário de Brasília, na cidade de Vilnius, na Lituânia.

Baixar arquivo