Museu da Língua Portuguesa reabre neste fim de semana, após seis anos

Reabertura para o público em geral será no domingo (1º)

Publicado en 30/07/2021 - 08:12 Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Expectativa para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa, seis anos após o incêndio de grandes proporções que destruiu o espaço, em 2015. A cerimônia para convidados será neste sábado (31), com transmissão online pelas redes sociais do museu.

No domingo (1º) será aberto ao público em geral, com muitas novidades. O espaço Línguas do mundo traz áudios em 23 línguas que têm relação com o português falado no Brasil, incluindo expressões originárias como o Yorubá e o quéchua.

A diretora técnica do Museu, Marília Bonas, conta que outro espaço inédito criado no museu fará a celebração da língua portuguesa falada nas diversas regiões do país.

Espaços de visitação anteriores de muito sucesso continuam a ser exibidos, como a instalação Palavras Cruzadas, que mostra influências históricas no português falado no Brasil e a Praça da Língua, um espetáculo de luz e som que homenageia a língua falada, escrita e cantada. A praça traz poemas e músicas interpretados por nomes como Maria Bethânia e Matheus Nachtergaele. 

Por causa da pandemia, a visitação será feita seguindo cuidados sanitários. Cada visitante receberá uma caneta touch para explorar as partes interativas do museu, e a visita será restrita apenas a quem comprar ingresso online com hora e data marcada e limitada à capacidade de 40 pessoas por vez. 

Com a reforma, foram instalados no museu mais mecanismos contra incêndios. E o museu ganhou uma novidade arquitetônica, um novo terraço com vista para o Jardim da Luz e a torre do relógio.

A servidora pública Leila Pereira é uma das que gostava das exposições temporárias e costumava visitar o museu antes do incêndio.

Leila disse que espera voltar a visitar o museu em breve a partir de 1º de agosto. E quem se interessou, pode comprar e agendar o seu ingresso pelo site: museudalinguaportuguesa.com.br

* Com produção de Michelle Moreira.

Edición: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Justicia

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Deportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
General

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Deportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo