STF forma maioria para reabrir prazo para isenção de taxa do Enem 2021

Publicado en 03/09/2021 - 19:56 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Supremo formou maioria a favor da volta da gratuidade para as inscrições do Enem 2021 e contra a obrigatoriedade de justificativa para os candidatos que faltaram a prova ano passado.

Pela regra do Ministério da educação, estudantes que ficaram isentos ano passado, mas não compareceram e nem justificaram a falta aos dois dias de provas, perderam o direito a isenção para o Enem 2021.

O relator da ação, o ministro do STF Dias Toffoli votou para suspender a exigência de justificativa da falta, para que os alunos não precisem pagar a taxa de inscrição do Enem.

Em sua decisão, Toffoli argumentou que não há como se exigir provas do que não pode ser documentalmente comprovado e citou a gravidade da pandemia.

No exame do ano passado, cerca de 58% dos candidatos que não pagaram a taxa, não foram fazer as provas.

Ao todo 2,8 milhões estudantes de todo o país estão nessa situação. Nove partidos, a Ordem dos Advogados do Brasil e três entidades ligadas a movimentos estudantis foram ao Supremo questionar essa regra do MEC.

Todos argumentaram que candidatos que não compareceram ao Exame, estavam respeitando às recomendações sanitárias da pandemia ou tiveram contato com alguém contaminado, e estão sendo prejudicados.

Este ano, 3,1 milhões de estudantes fizeram a inscrição para o Enem, menor número de inscritos desde 2005.

Se a decisão se confirmar, o prazo para pedir a gratuidade no Enem deverá ser reaberto assim como novo período de inscrição.

Para pedir o benefício o candidato deve preencher os requisitos exigidos pelo MEC, como, por exemplo, ter cursado todo ensino médio em escola pública.

Nós tentamos contato com o Ministério da Educação e também com o Inep, responsável pelo Enem, mas até o fechamento da reportagem não obtivemos resposta.

Edición: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justicia

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Deportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Salud

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo