SP: prefeitura vai fazer busca ativa de alunos que deixaram a escola

Publicado en 03/09/2021 - 20:20 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A cada dez estudantes da capital paulista, três não entregaram nenhuma atividade escolar ou apresentaram apenas partes das atividades no ano de 2020.

São mais de 300 mil estudantes que tem grandes chances de abandonar a escola. Número um pouco menor que o da população inteira de Palmas, capital do Tocantins. A maioria desses alunos está em situação de pobreza ou extrema pobreza.

A pandemia agravou o cenário de evasão escolar e, agora, a promessa da prefeitura é fazer a busca ativa das crianças e adolescentes que deixaram de frequentar as aulas.

O programa foi anunciado nessa sexta-feira e conta com o apoio do Unicef. A ideia é cruzar as informações dos estudantes nos bancos de dados das secretarias de saúde, educação e assistência social para tentar localizar os estudantes.

O Secretario de Educação do Município, Fernando Padula, diz que é um aprimoramento dos trabalhos de busca ativa que já vem sendo feito pelas escolas que já tentam retomar o contato com os estudantes.

O “Programa de Combate à Evasão Escolar na Rede Municipal”, como foi batizado vai contar também com o reforço de 70 mães de baixa renda contratadas pelo POT, o Programa Operação Empregos, que oferece um auxílio financeiro de pouco mais de R$1.000 reais por até seis meses para pessoas desempregadas. São elas que vão ficar responsáveis por visitar os estudantes em casa.

Mas Melissa Ribeiro Saraiva, mãe de alunos da rede pública e ativista do movimento “Famílias pela Vida”, que defende o direito a educação pública de qualidade, alerta que esse trabalho deveria ser feito por profissionais habilitados da chamada rede de apoio do município.

Fazem parte da rede de apoio profissionais como psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais que estão vinculados a serviços como o Centro para Crianças e Adolescentes e as Unidades Básicas de Saúde. Segundo o movimento Famílias pela Vida, desde que a prefeitura começou a transferir essas atividades para Organizações Sociais, a rede de apoio tem sido precarizada.

Edición: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economía

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
General

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo
General

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo