Setembro amarelo: como prevenir o suicídio

Tema da campanha deste ano é "Agir Salva vidas"

Publicado en 06/09/2021 - 08:00 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um tema difícil de ser tratado, mas que pode sim ser prevenido: o suicídio.

“Eu tive duas tentativas aos 19 anos. Naquela época eu tive uma depressão muito forte. Com tratamento psicoterápico e medicações eu melhorei. Considero que nasci de novo depois do tratamento. “

O depoimento é do Ricardo, que hoje estuda psicologia e é voluntário na ABRATA - Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos.

Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Só no Brasil, são 12 mil, de acordo com o Ministério da Saúde.

Os números preocupam. Tanto é que durante todo o mês é realizada a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao Suicídio, que este ano tem como tema” Agir Salva Vidas”. A maior parte dos casos ocorre por conta de transtornos mentais, alcoolismo e drogas e pode ser evitada.

Mas, quando acontece, a maioria dos casos de tentativa de suicídio chega, num primeiro momento, nos serviços médicos de emergência. Para o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria Antônio Geraldo da Silva, o problema é que, quem tem condições de pagar um tratamento é bem atendido. Já quem não tem, depende da rede pública, onde, a situação é bem diferente.

 

“E por não ter um sistema ambulatorial no Sistema único de Saúde é complicado. Porque o sistema que nós temos é o chamado Caps que não é um sistema ambulatorial. É como se fosse um hospital dia. A pessoa vai pra lá, passa o dia lá e no fim do dia vai pra casa. Eu quero fazer uma consulta e voltar para casa. Isso não acontece. A gente acaba tendo uma dificuldade com todo esses cuidados que a gente precisa ter com os pacientes psiquiátricos.”

 

Para tornar o atendimento mais eficiente, o Ministério da Saúde lançou o curso de formação de multiplicadores em urgências e emergências em saúde mental começando pelo SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

O ministro Marcelo Queiroga, disse que, nos últimos anos, tem tido investimento   em novos serviços de atenção e promoção à saúde mental, assim como na qualificação.

“O Ministério da Saúde investiu mais de 1.5 bi na abertura de novos serviços de promoção e atenção à saúde mental, mais de 99 milhões para qualificar os profissionais de saúde para na ponta levar cidadania para os brasileiros que precisam do Sistema Único de Saúde.”

Aliás, a capacitação  dos multiplicadores  faz parte das ações do comitê gestor da Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio e foi lançada por causa do Setembro Amarelo.

A campanha foi criada aqui no Brasil em 2015 pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina. A ideia é usar o amarelo até mesmo iluminando monumentos para dar mais visibilidade à prevenção do suicídio.

Quer ajudar? Está precisando de ajuda? Anote ai: CVV (Centro de Valorização da Vida), no 188 , Caps, UPA 24 horas e SAMU são alguns serviços.

 

*Com produção de Rosemary Cavalcanti

Sonoplastia de Messias Melo

 

Edición: Edição Rádio Priscilla Mazenotti / Web Patrícia Serrão

Últimas notícias
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
General

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo