Inscrições para o Enem PPL estão abertas até dia 17 de setembro

Publicado en 06/09/2021 - 10:38 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Foram abertas nesta segunda-feira as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, ou que estejam sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. É o Enem PPL 2021.

As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é que elas são aplicadas dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas.

Os estudantes que pretendem fazer o Enem PPL serão monitorados por um responsável pedagógico. Ele faz a inscrição dos interessados, solicita atendimento especializado e tratamento pelo nome social para os participantes que precisarem, indica as salas de provas onde o participante vai fazer o exame e divulga as informações sobre o exame aos participantes. O responsável cuida ainda da senha de acesso ao sistema e os números de inscrição dos participantes, e fica encarregado de acompanhar todas as etapas do exame, desde a inscrição dos interessados até a divulgação dos resultados.

A inscrição para o Enem PPL 2021 termina no dia 17 de setembro e a aplicação das provas será em 11 e 12 de janeiro de 2022.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, e é uma porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada e do ProUni, o Programa Universidade para Todos.

O resultado do Enem é usado parcial ou totalmente pelas universidades públicas e privadas, para a seleção dos estudantes, e serve também para acesso a financiamento público, como o Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil.

Edición: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Justicia

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Deportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
General

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Deportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo