Google atualiza resultado da pesquisa sobre síndrome de Down

Publicado en 14/09/2021 - 18:39 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quem faz uma pesquisa no Google sobre a síndrome de Down já não recebe mais como resposta o termo doença. Agora, o resultado é condição genética. Essa alteração é comemorada pela influenciadora brasiliense Vitória Mesquita, que estimulou uma campanha nas redes sociais com a hashtag #atualizagoogle pela mudança.

A iniciativa começou com uma busca que retornou termos incorretos e ultrapassados. Milhares de pessoas aderiram à campanha de Vitória. Com o burburinho na internet, a informação chegou ao Hospital Israelita Albert Einstein, que é parceiro do Google em conteúdos sobre saúde. Por fim, veio o resultado do esforço e o material foi revisado.

Vitória, mais conhecida como Viti, tem 22 anos e, com a ajuda da irmã, mantém um perfil onde mostra seu dia a dia e procura desmistificar a síndrome de Down e falar de inclusão com leveza e bom humor.

A médica geneticista Angelina Acosta vê a mudança como positiva e reforça a importância do acompanhamento especializado precoce para o bom desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down.

A diretora da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Cléo Bohn, diz que a atualização no serviço de busca, que deixa de tratar a síndrome de Down como doença, é importante para a inclusão dessas pessoas na sociedade.

Segundo ela, a aceitação na família é o primeiro passo, mas é na escola que a inclusão social começa. Cléo diz que o Brasil já tem uma legislação construída, mas faltam recursos no orçamento e aplicação mais efetiva. É um trajeto longo a seguir, mas com bons resultados pelo caminho. Cléo Bohn diz que a sociedade precisa abraçar a causa das pessoas com deficiência, porque é um tema que toca a todos.

De acordo com o último Censo realizado pelo IBGE, em 2010, quase 24% da população tem alguma deficiência, seja porque nasceu com ela ou porque adquiriu ao longo da vida, por meio de uma doença ou acidente, por exemplo.

Edición: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
General

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
General

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
General

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo