Brasil tem alto consumo de inteligência artificial, mas falta pesquisa

Publicado en 22/09/2021 - 08:19 Por Lucas Pordeus Leon* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O domínio da tecnologia da inteligência artificial pelo Brasil é uma necessidade da economia digital 4.0, que se expande pelo mundo, alertam especialistas. Na Câmara dos Deputados, tramita em regime de urgência um projeto que cria o marco regulatório do setor no país.

Um estudo da Universidade de Stanford, da Califórnia, nos Estados Unidos, revelou que o Brasil foi o mercado que mais contratou inteligência artificial no mundo, segundo informou o coordenador de direito e tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade, Christian Perrone.

Para o especialista, o Brasil já tem muito consumo de inteligência artificial e muita contratação de tecnologia de fora. Porém, na avaliação de Christian Perrone, o país ainda está iniciando na área de pesquisa e com pouco desenvolvimento próprio dessa tecnologia.

O coordenador do Instituto de Tecnologia e Sociedade ressalta que China e Estados Unidos são as duas principais nações com domínio sobre essa tecnologia, muito à frente dos demais países. E para ter relevância no cenário internacional, o Brasil precisa dominar a inteligência artificial, segundo argumenta a juíza federal e organizadora do livro 'Justiça Digital e Regulação 4.0', Isabela Ferrari: "A inteligência vai gerar efeitos significativos para população, governo,  o terceiro setor e até para o posicionamento estratégico do Brasil no âmbito internacional."

No Brasil, o primeiro Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial foi inaugurado em outubro do ano passado com recursos da Fapesp, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e da IBM, multinacional estadunidense de tecnologia.

Um dos pesquisadores do centro com sede na USP, a Universidade de São Paulo, é o professor Fernando Osório. O especialista no desenvolvimento de carros autônomos ressaltou que o centro busca difundir conhecimento e pesquisa sobre Inteligência Artificial no Brasil. O pesquisador completou que, após o lançamento do primeiro centro de inteligência artificial em 2020, novos sete centros especializados foram inaugurados no Brasil com foco nas áreas de saúde, cidades inteligentes, indústria ou agronegócio.

Série Inteligência Artificial

Confira a 1ª reportagem da série - Entenda o uso da inteligência artificial no cotidiano

Confira a 2ª reportagem da série - Inteligência artificial traz impactos no mundo do trabalho; entenda

Produção: Michele Moreira

Sonoplastia: José Maria Pardal

Edición: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Derechos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Salud

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economía

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo