Grande maioria dos policiais mortos no Rio de Janeiro estavam de folga

Publicado en 22/09/2021 - 17:56 Por Tatiana Alves- Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A maioria dos policiais mortos de forma violenta no Rio de Janeiro, entre 2016 e 2020, estava de folga. Em todo o estado, 148 policiais foram mortos em serviço; sendo, 133 militares e 15 civis; e 358 em folga, dos quais 331 eram militares e 27 civis.

Em cada dez vítimas de latrocínio no estado, uma era policial. Além disso, em cinco anos, 35 policiais tiraram suas próprias vidas.

Os dados fazem parte do estudo Vitimização Policial no Estado do Rio de Janeiro: Panorama dos Últimos Cinco Anos (2016-2020), produzido pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

A diretora-presidente do ISP Marcela Ortiz disse que o objetivo do levantamento é compreender a vitimização policial e oferecer dados e análises que ajudem o governo estadual a desenvolver ações concretas para reduzir essa violência.

Apesar desses resultados, o número de policiais mortos em 2020 foi o menor de toda a série histórica, que começou em 1998. No total, foram 65 policiais civis e militares mortos em serviço ou em folga.

De acordo com o ISP, 71,9% das mortes foram homicídios, lesão corporal provocada por arma de fogo e roubo seguido de morte. O percentual corresponde a 254 mortes cometidas por arma de fogo.

Edición: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Educación

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educación

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
General

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
General

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo