SIMU: sistema une dados públicos sobre mobilidade urbana

Publicado en 24/09/2021 - 11:01 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Peso do custo do transporte na renda das pessoas, informações de vias exclusivas para ônibus, ciclovias e ciclofaixas, taxa de acidentes e multas de trânsito, obras de infraestrutura... essas e outras informações agora podem ser acessadas no SIMU, Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana.

O portal do Ministério do Desenvolvimento Regional, lançado nesta quinta-feira dentro da Semana Nacional de Mobilidade, une dados públicos de diversas fontes como o IBGE, Agência Nacional do Petróleo e Gás e Datasus.

Nesta primeira versão da ferramenta, com informações até 2018, os usuários podem navegar por dados nacionais e municipais e por temas, como infraestrutura, política tarifária e serviços em mobilidade urbana.

Para se ter uma ideia, em 2018, o país arrecadou R$ 97 bilhões em multas. Mais de 1500 obras de mobilidade foram concluídas e quase 400 foram paralisadas naquele ano.

A gerente de tecnologia e inovação do sistema lançado hoje, Rebecca Salles, falou de outros exemplos de buscas que podem ser comparadas ao longo dos anos.

O sistema busca subsidiar gestores na tomada de decisão, auxiliar pesquisas acadêmicas e dar transparência às informações do governo federal sobre o tema.

Para saber mais, basta acessar o endereço simu.mdr.gov.br.

Edición: Jacson Segundo/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
General

Prefeitura de Macapá inicia força-tarefa para distribuir água potável

A Prefeitura de Macapá montou uma força-tarefa para enviar água potável às comunidades ribeirinhas do Arquipélago de Bailique que sofrem com um fenômeno de salinização na foz do Rio Amazonas. O avanço do oceano sobre o rio torna a água salgada e imprópria para o consumo. 

Baixar arquivo
Economía

55% das industrias aumentaram faturamento durante a pandemia, diz CNI

Um levantamento com 500 executivos de grandes e médias indústrias de todo o país revelou que 55% dessas companhias tiveram aumento do faturamento bruto durante a pandemia

Baixar arquivo
General

IBGE cancela contrato com empresa organizadora do Censo Demográfico

Instituto diz que está adotando as providências para nova seleção de empresa organizadora do processo seletivo para o Censo, a ser realizado em 2022.

Baixar arquivo
Educación

Escolas voltam a receber alunos em vários pontos do país

Na medida em que a vacinação contra a covid-19 avança em todo o país, muitas atividades vão retomando o ritmo de normalidade que havia antes da pandemia chegar.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo anuncia plano para reduzir emissão de carbono na agropecuária

O objetivo do governo federal é reduzir a emissão de carbono equivalente em 1,1 bilhão de toneladas no setor agropecuário até 2030.

Baixar arquivo
Internacional

Acnur cria site para acesso à educação de jovens refugiados no Brasil

A página lançada nessa segunda (18) apresenta um guia para a educação de jovens refugiados e traz diferentes materiais para auxiliar o ensino, inclusive em vídeo. O endereço é educacaopararefugiados.com.br

Baixar arquivo