Pesquisadores descobrem vírus parecido com o da covid-19 em morcegos

Pesquisa foi feita pelo Instituto Pasteur, de Laos

Publicado en 24/09/2021 - 11:03 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Pesquisadores do Instituto Pasteur, de Laos, país que faz fronteira com o sul da China, descobriram um novo coronavírus em morcegos capaz de infectar humanos. Essa descoberta de um vírus parecido com o que transmite a covid-19 assusta o mundo. Ele foi descoberto justamente durante uma pesquisa para tentar desvendar a origem do Sars-Cov-2, que se transformou na pior pandemia dos últimos tempos.

Mas um novo coronavírus, parecido com o que tem contaminado tanta gente, hoje em dia, não é notícia que deva causar pânico. Isso porque os coronavírus são muito comuns na natureza e podem ser encontrados em diversos animais, como morcegos, felinos, suínos e até mesmo seres humanos. A maioria deles quando infecta uma pessoa traz sintomas de gripe, que não são graves e não oferecem tantos riscos à saúde. É o que explica o professor Bergman Morais, do departamento de Biologia da Universidade de Brasília. 

Bergman Morais destaca ainda que encontrar um vírus parecido com o Sars-Cov-2 na natureza, que seja capaz de infectar humanos, demonstra que a origem dessa pandemia está mesmo na mutação genética desses microorganismos e na disseminação descontrolada que houve nesse caso. 

A pesquisa feita pelo Instituto Pasteur, que descobriu esse novo coronavírus, foi feita em parceria com a Universidade Nacional de Laos, durante missão, entre o final de 2020 e o início deste ano, no norte do país, com diferentes espécies de morcegos que vivem em cavernas de calcário.

Edición: Leila Santos/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economía

Número de empresas cresceram antes da pandemia, diz pesquisa do IBGE

Após cinco anos em queda, o número de empresas no Brasil voltou a crescer no último ano pré-pandemia.

Baixar arquivo
General

Entrevista é Nacional: brasileiros criam curativo feito com açafrão

A Embrapa desenvolveu um curativo feito a partir do açafrão. O produto tem efeito bactericida, antioxidante e anti-inflamatório, acelerando o processo de cicatrização de feridas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Começa Semana Lixo Zero para incentivar práticas sustentáveis no país

A mobilização quer incentivar as pessoas a adotarem práticas sustentáveis como usar sacolas ecológicas, reaproveitar materiais recicláveis e também usar a composteira - uma estrutura onde se coloca material orgânico para ser transformado em adubo.

Baixar arquivo
Economía

PF procura integrantes de quadrilha especializada em golpes no Rio

Segundo as investigações, os participantes do esquema criminoso, integrantes de uma mesma família, agiam a partir da abertura de contas correntes na Caixa, com documentos falsos, o que permitia o recebimento de benefícios previdenciários por meio das fraudes.

Baixar arquivo
Política

Operação prende vereador de Duque de Caxias por agiotagem e extorsão

Uma operação conjunta do Ministério Público Estadual, Polícia Civil e Corregedoria da Polícia Militar do Rio de Janeiro prendeu o vereador de Duque de Caxias Carlinhos da Barreira, e dois PMs, todos acusados de agiotagem e extorsão.

Baixar arquivo
General

Acidente de ônibus no Ceará deixa quatro mortos

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, as vítimas são do Maranhão e haviam fretado o ônibus com destino a Fortaleza para participarem do concurso da Fundação Regional de Saúde, realizado na capital neste fim de semana.   

Baixar arquivo