Rio registra queda no número de assassinatos em agosto deste ano

Publicado en 24/09/2021 - 14:53 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Duas mil 240 pessoas foram assassinadas no estado do Rio de Janeiro entre janeiro e agosto deste ano. O número representa uma queda de 7% em relação ao mesmo período do ano passado e é também o menor para os meses desde 1991, quando começou a série histórica do ISP, o Instituto de Segurança Pública. 

De acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (24), em agosto, foram registrados 258 homicídios dolosos, aquele em que há intenção de matar, um recuo de 1% em relação a agosto do ano passado e o menor registro para o mês desde 1991.

Já os crimes violentos letais intencionais, que incluem homicídios dolosos, lesão corporal seguida de morte e latrocínio, apresentaram queda de 6% entre janeiro e agosto e de 1% no mês passado, na comparação com 2020.

Foram 2.338 vítimas nos oito primeiros meses de 2021 e 271 em agosto.

Os números são os mais baixos para o indicador desde 1999, tanto para o acumulado, quanto para o mês.

O boletim do Instituto de Segurança Pública mostra, ainda, que em agosto foram apreendidas 562 armas de fogo em todo o estado, sendo 20 fuzis. O total é 8% maior que o registrado no mesmo mês de 2020. Isto significa que, em média, neste ano, mais de um fuzil foi apreendido por dia no Rio de Janeiro.

Os roubos de carga caíram 23% em agosto deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado e no acumulado do ano a queda  foi de 16% em relação ao mesmo período de 2020. De acordo com o ISP, os resultados são os menores nas duas bases de comparação desde 2013.

Já os roubos de rua caíram 6% se comparado ao acumulado do ano passado e 10% contra agosto de 2020.

Últimas notícias
Salud

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo