Congresso vai promulgar reforma eleitoral nesta terça-feira

Publicado en 28/09/2021 - 10:51 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Congresso Nacional vai realizar nesta terça-feira, a promulgação da reforma eleitoral. As mudanças foram aprovadas pela Câmara e pelo Senado.

A proposta que altera as regras para as eleições precisa ser convertida em emenda constitucional até o dia 2 de outubro, para valer para o próximo pleito. Esse prazo é um ano antes das eleições de 2022.

Entre as alterações, está a contagem em dobro dos votos dados a mulheres e pessoas negras, para efeito da distribuição dos recursos dos fundos partidário e eleitoral nas eleições de 2022 a 2030.

Além disso, a partir das eleições de 2026, a posse do presidente da República será em 5 de janeiro, e a dos governadores, no dia 6. Atualmente, as duas acontecem no dia 1º de janeiro.

Ficou mantida a perda do mandato dos deputados federais, estaduais ou distritais e vereadores que se desfiliarem do partido pelo qual foram eleitos. No entanto, se o partido concordar com a saída, o parlamentar não será punido por mudar de sigla.

É bom lembrar que o texto aprovado no Senado, teve retirada a previsão das coligações em eleições proporcionais, que havia sido aprovada pelos deputados.

A sessão conjunta para a promulgação está marcada para às 15h30.


 


 


 


 

Edición: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Salud

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
General

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
General

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo