Emenda da reforma eleitoral é aprovada pelo Congresso Nacional

Publicado en 28/09/2021 - 19:13 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Foi promulgada nesta terça-feira pelo Congresso Nacional a emenda constitucional da reforma eleitoral.  A partir das eleições de 2022, será contado em dobro os votos dados a mulheres e pessoas negras eleitas para efeito de cálculo na distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral e Partidário. O dinheiro é repartido de acordo com o número de votos dos eleitos por cada legenda na Câmara dos Deputados. A regra, transitória, vai valer só até 2030.

A senadora do Cidadania do Maranhão, Eliziane Gama, que fez a leitura da emenda na sessão solene que promulgou o texto, defendeu que a nova regra vai trazer um grande avanço para as mulheres do Brasil.

A nova emenda ainda constitucionalizou a regra de fidelidade partidária que prevê a perda do mandato para o deputado ou vereador que se desfiliar do partido pelo qual foi eleito. A exceção é se a legenda concordar com a mudança.

Outra mudança incluída na Constituição é a possibilidade de realizar consultas populares sobre temas variados nas eleições municipais a partir de decisão das câmaras de vereadores. O  presidente do Senado, Rodrigo Pacheco destacou que com a medida será possível a aproximação entre eleitores e políticos locais.

A nova emenda constitucional ainda muda as datas das posses do presidente da república, que será no dia cinco de janeiro, e dos governadores de estados e do Distrito Federal, que será no dia seis de janeiro. Atualmente, esses cargos são empossados no dia primeiro de janeiro. Nesse caso, as novas datas de posse passam a valer apenas a partir de 2026.

Edición: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Salud

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economía

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo