Emenda da reforma eleitoral é aprovada pelo Congresso Nacional

Publicado en 28/09/2021 - 19:13 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Foi promulgada nesta terça-feira pelo Congresso Nacional a emenda constitucional da reforma eleitoral.  A partir das eleições de 2022, será contado em dobro os votos dados a mulheres e pessoas negras eleitas para efeito de cálculo na distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral e Partidário. O dinheiro é repartido de acordo com o número de votos dos eleitos por cada legenda na Câmara dos Deputados. A regra, transitória, vai valer só até 2030.

A senadora do Cidadania do Maranhão, Eliziane Gama, que fez a leitura da emenda na sessão solene que promulgou o texto, defendeu que a nova regra vai trazer um grande avanço para as mulheres do Brasil.

A nova emenda ainda constitucionalizou a regra de fidelidade partidária que prevê a perda do mandato para o deputado ou vereador que se desfiliar do partido pelo qual foi eleito. A exceção é se a legenda concordar com a mudança.

Outra mudança incluída na Constituição é a possibilidade de realizar consultas populares sobre temas variados nas eleições municipais a partir de decisão das câmaras de vereadores. O  presidente do Senado, Rodrigo Pacheco destacou que com a medida será possível a aproximação entre eleitores e políticos locais.

A nova emenda constitucional ainda muda as datas das posses do presidente da república, que será no dia cinco de janeiro, e dos governadores de estados e do Distrito Federal, que será no dia seis de janeiro. Atualmente, esses cargos são empossados no dia primeiro de janeiro. Nesse caso, as novas datas de posse passam a valer apenas a partir de 2026.

Edición: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
General

Inss publica novo calendário para prova de vida

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o final deste ano. Os aposentados e pensionistas que não realizaram o procedimento continuam recebendo o benefício.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Mourão afirma que Brasil precisa investir na bioeconomia da Amazônia

O vice presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta sexta-feira que o Brasil reconhece e trabalha para enfrentar os desafios para conter os incêndios e as atividades ilegais na Amazônia.

Baixar arquivo
Salud

Empresária teve o pulmão perfurado após uma sessão de acupuntura

Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura alerta que é preciso procurar um profissional autorizado a praticar a terapia e uma clínica credenciada

Baixar arquivo
Economía

Governo mantém regras excepcionais no setor de energia elétrica

A decisão  é da  Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética, que reuniu-se nesta sexta-feira em Brasília para avaliar as condições e a conjuntura da geração de energia elétrica no país  para os próximos meses.

Baixar arquivo
General

México prepara a retomada da exigência de vistos para brasileiros

De acordo com a agência de notícias Reuters, o pedido foi feito pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Um documento do Ministério do Interior mexicano avalia que esta é uma forma de reduzir a onda de imigrações ilegais do Brasil para os Estados Unidos, passando pelo México.

Baixar arquivo
Deportes

Daiane dos Santos visita os atletas dos Jogos Universitários

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília, receberam a visita de Daiane dos Santos. Campeã do mundo no solo em 2003 e com três olimpíadas na carreira.

Baixar arquivo