Mão Amiga: projeto cria moeda de plástico para ajudar moradores de rua

Publicado en 11/10/2021 - 10:25 Por Igor Cardim - Estagiário da Rádio Nacional* - Brasília

Pelo menos 221 mil pessoas estão em condições de rua no Brasil, segundo pesquisa do Ipea, o Instituto de Pesquisa Aplicada, de março de 2020, antes da Pandemia.

Um grupo de voluntários que já existia desde 2009, em Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, chamado, Associação Mão Amiga, resolveu mudar um pouco a realidade dessas pessoas na cidade.

No meio do ano passado, durante a Pandemia, assumiram a gestão de um restaurante comunitário da cidade, em parceria com a Prefeitura, que paga os funcionários e com a Secretaria de Agricultura que fornece as frutas, verduras e vegetais, inclusive o excedente vai para os outros projetos da associação.

A refeição custava R$ 1, mas os voluntários notaram que muitos frequentadores que tinham condições de pagar pelo almoço ocupavam a vaga de quem não tinha recursos.

Para incentivar, principalmente as pessoas em situação de rua e refugiados a frequentarem o restaurante, o projeto desenvolveu uma maneira própria de pagamento.

São moedas de plástico que simbolicamente valem R$ 1 e podem ser trocadas apenas no restaurante comunitário. A ideia veio de um taxista da cidade que via muitas pessoas pedirem dinheiro para comer.

O projeto colocou pontos de venda das moedas em escolas e fez um trabalho de conscientização com os estudantes. Assim, as pessoas compram a moeda de plástico e doam para aqueles que precisam. O dinheiro é revertido para melhorias no próprio projeto.

Além da alimentação o Mão Amiga, faz mutirões de capacitação para que essas pessoas voltem ao mercado de trabalho.

A voluntária Geni Onzi está desde o início do projeto e conta que além de dar o alimento, a ideia é recuperar a dignidade dessas pessoas:

A Associação cuida, ao todo, de 21 projetos na cidade, alguns voltados para idosos, em centros de convivência, outros na educação de crianças.

O site da associação é o maoamigacaxias.org.br

*Com supervisão de Raquel Mariano

 

Edición: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Últimas notícias
General

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economía

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Salud

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
General

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
General

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo