Mão Amiga: projeto cria moeda de plástico para ajudar moradores de rua

Publicado en 11/10/2021 - 10:25 Por Igor Cardim - Estagiário da Rádio Nacional* - Brasília

Pelo menos 221 mil pessoas estão em condições de rua no Brasil, segundo pesquisa do Ipea, o Instituto de Pesquisa Aplicada, de março de 2020, antes da Pandemia.

Um grupo de voluntários que já existia desde 2009, em Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, chamado, Associação Mão Amiga, resolveu mudar um pouco a realidade dessas pessoas na cidade.

No meio do ano passado, durante a Pandemia, assumiram a gestão de um restaurante comunitário da cidade, em parceria com a Prefeitura, que paga os funcionários e com a Secretaria de Agricultura que fornece as frutas, verduras e vegetais, inclusive o excedente vai para os outros projetos da associação.

A refeição custava R$ 1, mas os voluntários notaram que muitos frequentadores que tinham condições de pagar pelo almoço ocupavam a vaga de quem não tinha recursos.

Para incentivar, principalmente as pessoas em situação de rua e refugiados a frequentarem o restaurante, o projeto desenvolveu uma maneira própria de pagamento.

São moedas de plástico que simbolicamente valem R$ 1 e podem ser trocadas apenas no restaurante comunitário. A ideia veio de um taxista da cidade que via muitas pessoas pedirem dinheiro para comer.

O projeto colocou pontos de venda das moedas em escolas e fez um trabalho de conscientização com os estudantes. Assim, as pessoas compram a moeda de plástico e doam para aqueles que precisam. O dinheiro é revertido para melhorias no próprio projeto.

Além da alimentação o Mão Amiga, faz mutirões de capacitação para que essas pessoas voltem ao mercado de trabalho.

A voluntária Geni Onzi está desde o início do projeto e conta que além de dar o alimento, a ideia é recuperar a dignidade dessas pessoas:

A Associação cuida, ao todo, de 21 projetos na cidade, alguns voltados para idosos, em centros de convivência, outros na educação de crianças.

O site da associação é o maoamigacaxias.org.br

*Com supervisão de Raquel Mariano

 

Edición: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Salud

Campanha chama a atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue e zika vírus este ano em relação ao ano passado, e os casos de chikungunya cresceram em 17 estados.

Baixar arquivo
Economía

Indicador que mede incerteza da economia apresenta queda em novembro

O resultado do indicador em novembro é reflexo da continuidade da melhora dos indicadores da Covid-19 no Brasil, associada a fatores negativos no campo econômico, como a inflação e juros elevados e a desaceleração do crescimento doméstico e internacional.

Baixar arquivo
General

No Rio, Polícia Federal desarticula emissoras de rádio clandestinas

A operação aconteceu em bairros e comunidades da zona oeste carioca, após denúncia de que as rádios estavam colocando em risco as operações nos aeroportos Santos Dumont e o Internacional Tom Jobim.

Baixar arquivo
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo
Salud

Estatuto do Câncer torna obrigatório atendimento integral

Dentre os objetivos do estatuto estão o diagnóstico precoce, a informação clara e confiável sobre a doença e o tratamento adequado, bem como humanização da atenção ao paciente e à sua família

Baixar arquivo