Dia Internacional da Menina foi instituído pela ONU em 2011

Publicado en 11/10/2021 - 10:27 Por Rádio Nacional - Brasília

Reconhecer “os direitos das meninas e os desafios únicos que elas enfrentam em todo o mundo” é o objetivo do Dia Internacional da Menina, celebrado em 11 de outubro. A data foi criada em 2011 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. A resolução que criou o dia destaca a importância das meninas para o crescimento econômico mundial.

A ONU defende que as adolescentes precisam ser empoderadas enquanto estão amadurecendo. Investir no potencial delas é apontado como uma medida importante para a igualdade de gênero.

De acordo com dados da ONU, em todo o mundo, quase uma em cada quatro garotas de 15 a 19 anos não tem emprego, nem estuda. No caso da falta de segurança, uma em cada três mulheres já sofreu alguma violência física ou sexual. 

Em 2020, o Fundo de População das Nações Unidas divulgou um relatório que aponta 19 práticas prejudiciais à vida das meninas. Entre elas, a mutilação genital, o casamento infantil e a preferência das famílias por uma criança do sexo masculino.

Os números mostram que mais de quatro milhões de meninas no mundo correm o risco de mutilação. Quanto aos casamentos, um em cada cinco envolve uma noiva criança. No caso da preferência por filho, isso já resultou em um déficit de cerca de 140 milhões de mulheres no mundo.

Em 2020, a campanha do Dia Internacional da Menina focou na vida livre da violência de gênero e doenças sexualmente transmissíveis, no aprendizado de novas habilidades para o futuro que elas escolherem e na liderança com uma geração de ativistas em busca de mudança social.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Apresentação: Márcia Dias

Edición: Sheily Noleto / Nathália Mendes

Últimas notícias
Economía

Empregador que não paga 13º salário a trabalhador pode ser punido

O 13º salário é um direito do trabalhador garantido por lei na Constituição Federal. A primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Baixar arquivo
General

Mila Moreira, atriz e modelo, morre aos 72 anos, no Rio de Janeiro

A causa da morte de Mila Moreira não foi divulgada. Ao longo da carreira, ela participou de mais de 30 novelas e minisséries na TV. No cinema, trabalhou em seis produções.

Baixar arquivo
General

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economía

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Salud

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo