México prepara a retomada da exigência de vistos para brasileiros

Publicado en 15/10/2021 - 22:11 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O México prepara a retomada da exigência de vistos para os brasileiros que pretendem entrar no país. De acordo com a agência de notícias Reuters, o pedido foi feito pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Um documento do Ministério do Interior mexicano avalia que esta é uma forma de reduzir a onda de imigrações ilegais do Brasil para os Estados Unidos, passando pelo México.

Desde 2004 o governo mexicano liberou a exigência de visto para que viajantes do Brasil entrem no país para ficar até seis meses fazendo negócios ou turismo. Mas este ano o número de brasileiros tentando atravessar a fronteira ilegalmente foi recorde. De janeiro a agosto do ano passado, a polícia de fronteira dos Estados Unidos prendeu 2.310 brasileiros tentando imigrar sem permissão. No mesmo período deste ano foram mais de 45.600 - 19 vezes mais.

As novas regras para a entrada de brasileiros no México devem ser divulgadas em até 30 dias e passam a valer 15 dias após a publicação. Ou seja, a mudança pode afetar quem pretende visitar o México já a partir do fim de novembro.

O governo mexicano informou que já comunicou a decisão às autoridades do Brasil. Em nota, o Itamaraty disse que não foi formalmente notificado sobre eventual mudança no regime de vistos para visitantes brasileiros e, por enquanto, não vai se manifestar. 

Edición: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Segurança

PF prende 24 pessoas em operação contra pornografia infantil

24 pessoas foram presas na segunda fase da operação Lobos, realizada pela Polícia Federal, nesta sexta-feira, para reprimir abuso sexual infantil na darkweb. Os sites eram utilizados por quase 2 milhões de usuários, em todo o mundo.

Baixar arquivo
Segurança

Argelino vira réu por apologia ao nazismo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

Baixar arquivo
Salud

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Salud

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Derechos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo