Estoques de sangue de Brasília, SP, Recife e BH estão abaixo do normal

Publicado en 19/10/2021 - 09:00 Por *Igor Candim - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

O estoque de sangue em alguns hemocentros do país está baixo. É o caso da Fundação Hemocentro de Brasília.

Os tipos sanguíneos O+ e O- estão em níveis críticos na capital. Para se ter uma ideia, em setembro foram 168 doações por dia, em outubro, o índice não passou de 148 bolsas coletadas até o momento.

Em São Paulo a fundação Pró-Saúde informa que o estoque para pessoas com tipagem sanguínea O+, O-, A-, AB- e B- está baixo.

Nas capitais Belo Horizonte e Recife os tipos A e B negativos estão em alerta, enquanto o O- e O+ estão baixos.

Isso aconteceu porque teve uma redução no número de doadores nos últimos dias. De acordo com o Hemocentro de Brasília, o feriado na semana passada foi um dos responsáveis pela queda na doação.

Muita gente está em dúvida sobre a covid 19, se ela prejudica ou não a doação de sangue. Primeiro, é importante dizer que o vírus não é transmitido pelo sangue, apenas por gotículas que saem da tosse ou do espirro de uma pessoa que está com a infecção. De qualquer forma, existe um protocolo que os hemocentros seguem.

Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias e quem está com suspeita ou teve contato com alguém infectado, o prazo de espera é de 14 dias.

Já para quem começou a se imunizar contra o coronavírus, não é necessário completar a vacinação para doar sangue. Mas deve cumprir um prazo de 7 dias da data da aplicação para as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen. A regra só muda para quem tomou a Coronavac, que o prazo é de 48 horas após a vacinação.

E valem aquelas medidas que já conhecemos. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51kg e estar saudável.

*Com supervisão de Raquel Mariano.

Edición: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economía

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Salud

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
General

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo