Brumadinho: ex-presidente da Vale será julgado pela Justiça Federal

Publicado en 19/10/2021 - 21:26 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A ação penal contra o ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman, pela tragédia de Brumadinho vai ser julgada pela Justiça Federal. A decisão foi tomada nessa terça-feira (19) pelo STJ, o Superior Tribunal de Justiça. Com isso, o ex-dirigente da mineradora não vai mais ser julgado pela justiça estadual de Minas Gerais, que havia recebido a denúncia.

O STJ entendeu que a ação contra Fábio Schvartsman deve ser julgado pela Justiça Federal porque a União tem interesse no processo criminal — principalmente porque o caso tem relação com as atribuições da Agência Nacional de Mineração. Outro fator que pesou na decisão é que a tragédia possivelmente causou danos a sítios arqueológicos, que também são de competência da União.

A denúncia oferecida pelo Ministério Público de Minas Gerais imputa ao ex-presidente da Vale o crime de homicídio qualificado por 270 vezes — que é o número total de mortos na tragédia de Brumadinho. O MP mineiro também denunciou Schvartsman por crimes contra a fauna e a flora, além de poluição. A denúncia também abrange ex-diretores da mineradora e executivos da empresa alemã TUV SUD — que era responsável por atestar a segurança da barragem da Mina Córrego do Feijão. Segundo o Ministério Público, os denunciados devem ser responsabilizados criminalmente por descumprir a Política Nacional de Barragens.

A tragédia de Brumadinho ocorreu no dia 25 de janeiro de 2019, e é considerada o segundo maior desastre ambiental da mineração no país — somente atrás do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, ocorrido em 2015.

Edición: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Salud

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economía

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
General

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo