Há 70 anos, começava a primeira edição da Bienal de São Paulo

Publicado en 20/10/2021 - 09:41 Por Rádio Nacional - Brasília

Setecentos e vinte e nove artistas de 25 países participaram da primeira Bienal de São Paulo, realizada de 20 a 23 de outubro de 1951. A exposição recebeu 1.854 obras em um pavilhão provisório, localizado na Esplanada do Trianon, na região da Avenida Paulista, onde hoje fica o Museu de Arte de São Paulo.

A Bienal foi idealizada e financiada pelo casal Francisco Matarazzo Sobrinho e Yolanda Penteado, com a intenção de promover um evento tão importante quanto a Bienal de Viena, na Áustria, e a Exposição de Arte Contemporânea de Paris, na França. No ano anterior, Yolanda Penteado e a escultora Maria Martins viajaram a vários países, com apoio do governo brasileiro, para convidar artistas internacionais a participarem da Bienal no Brasil.

O primeiro evento de arte moderna realizado na América do Sul reuniu nomes de destaque da arte brasileira como Cândido Portinari e Di Cavalcanti. A Bienal teve ainda obras do espanhol Pablo Picasso e do belga René Magritte pela primeira vez no país.

Um dos premiados da edição foi o potiguar Abraham Palatnik. O artista plástico apresentou o primeiro aparelho cinecromático, integrando luz e movimento. Em um primeiro momento, o trabalho foi recusado porque não se encaixava nas categorias previstas no regulamento da exposição.

A Bienal teve uma grande repercussão no circuito artístico mundial. Para a edição seguinte, foi preciso uma estrutura maior montada no Parque do Ibirapuera, que deu origem ao Pavilhão Ciccilo Matarazzo.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Apresentação: Dilson Santa Fé

Edición: Sheily Noleto / Nathália Mendes

Últimas notícias
Educación

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economía

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justicia

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
General

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economía

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo