Dia da Mulher-Maravilha: Primeiro HQ da heroina completa 80 anos

Publicado en 21/10/2021 - 08:16 Por Beatriz Evaristo* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

“Bela como Afrodite, sábia como Atenas, mais rápida que Hermes e mais forte que Hércules”. Com um traje vermelho, azul e dourado, a Princesa Diana de Temiscira tornou-se um símbolo de empoderamento como a Mulher-Maravilha em todo o mundo. Essa super-heroína apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em  21 de outubro de 1941 para testar a popularidade de uma figura forte e feminina quando isso ainda era raro.

A edição número 8 da All Star Comics conta como a Princesa Diana de Temiscira salvou o Capitão Steve Trevor após a queda de seu avião militar na Ilha do Paraíso. Também relata a vida das amazonas e a viagem de Diana à América como Mulher-Maravilha para lutar pela paz no mundo dos homens.

A princípio, o autor foi mantido em segredo e só foi revelado no ano seguinte. A história da super-heroína foi escrita pelo reconhecido psicólogo William Moulton Marston. Havia uma semelhança curiosa entre criador e criatura: Marston inventou um teste de pressão sanguínea para detecção de mentiras e a heroína tinha como arma um laço que fazia as pessoas falarem a verdade. Para o psicólogo, a personagem refletia um novo tipo de mulher que deveria governar o mundo.

As ilustrações ficaram a cargo do cartunista Harry George Peter, que seguia instruções rigorosas de Marston sobre como deveriam ser representadas as cenas.

Mesmo com o sucesso da super-heroína, a revistinha chegou a ser considerada imprópria para jovens por causa do traje da personagem, com muito corpo a mostra. Também recebeu críticas porque a guerreira sempre aparecia amarrada ou acorrentada em suas aventuras.

Mas nada disso abalou a ascensão da personagem, que é uma das mais duradouras e mais admiradas em toda a história dos quadrinhos. A Mulher-Maravilha ganhou revista própria, séries e filmes, além de estampar dezenas de produtos. Com todo esse sucesso, o dia 21 de outubro passou a ser considerado entre os fãs de HQs como o Dia da Mulher Maravilha.

*com sonoplastia de Messias Melo

Edición: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economía

Empregador que não paga 13º salário a trabalhador pode ser punido

O 13º salário é um direito do trabalhador garantido por lei na Constituição Federal. A primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Baixar arquivo
General

Mila Moreira, atriz e modelo, morre aos 72 anos, no Rio de Janeiro

A causa da morte de Mila Moreira não foi divulgada. Ao longo da carreira, ela participou de mais de 30 novelas e minisséries na TV. No cinema, trabalhou em seis produções.

Baixar arquivo
General

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economía

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Salud

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo