Mostra Internacional de Cinema de SP retorna em sistema híbrido

Publicado en 21/10/2021 - 08:07 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Começou nessa quarta-feira a 45ª Mostra Internacional de Cinema. O festival é um dos mais tradicionais de São Paulo e faz um apanhando do cinema contemporâneo mundial, com uma programação repleta de filmes premiados em festivais internacionais. Muitos deles fora dos circuitos comerciais.

Até o dia 3 de novembro, vão ser exibidos 264 títulos de mais de 50 países. 39 filmes brasileiros. Entre os títulos nacionais estão “A viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky, ”As verdades”, de José Eduardo Belmonte, e “O Pai da Rita”, do cineasta e integrante do extinto conselho curador da EBC, Joel Zito Araújo.

No ano passado, as salas de cinema ficaram fechadas em função da pandemia do coronavírus e a mostra foi exclusivamente online. Esse ano, o festival volta a ocupar as principais salas de cinema da capital paulista. Só que dessa vez, os organizadores resolveram manter as transmissões pela internet, num sistema híbrido. A diretora da mostra, Renata de Almeida, diz que a decisão foi também um pedido do público de fora da cidade.

Do total de filmes que compõem a Mostra, 133 vão estar disponíveis também pela internet para os cinéfilos espalhados por todo o país.

Para quem estiver em São Paulo e quiser matar as saudades da tela grande, as únicas exigências são apresentar o comprovante de vacinação, usar máscaras durante a exibição e, claro, enfrentar a disputa pelos ingressos que em função das restrições ainda estão mais raros.

Algumas salas como a do Centro Cultural de São Paulo, vão permitir a lotação completa da plateia. Outras salas, como o CineSESC, vão ficar limitadas a 50% do público.

Para acessar a programação online basta ir ao site mostra.org, escolher o filme que quer assistir e ser encaminhado para uma das três plataformas de exibição.

A estreia nessa quarta-feira foi marcada por uma transmissão simultânea de 12 filmes, sendo que nove longas e três curtas-metragens, em dez salas de cinema da cidade.

Edición: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
General

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas nas regiões no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economía

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Salud

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
General

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
General

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo