O que fazer em casos de importunação sexual no transporte público?

Publicado en 21/10/2021 - 09:10 Por Rádio Nacional - Brasília

A campanha Chega pra lá, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, esclarece mulheres e homens sobre como proceder ao ser vítima ou presenciar casos de importunação sexual em transporte público.

Neste episódio do podcast Entrevista é Nacional, você acompanha conversa da âncora Márcia Dias com a coordenadora de Atendimento à Mulher da pasta, Andréa Piacenzo. Ela lembra que forçar beijo ou passar a mão no corpo de alguém sem permissão é crime e casos como estes devem ser denunciados. 

E quais são as orientações para quem for vítima deste tipo de situação? A Andréa explica: "Primeiro, que a mulher tente produzir provas: uma filmagem, uma gravação. A gente também salienta a importância das testemunhas - alguém que tenha visualizado a ação, acompanhado a ocorrência, que esta pessoa fique ao lado da mulher e se coloque à disposição para atuar como testemunha. E principalmente: não se calar. Entrar em contato com o motorista do ônibus e, principalmente, acionar a polícia, para que ela possa estar presente, inibir a conduta criminosa e também prender o criminoso". 

Edición: Nathália Mendes

Últimas notícias
Economía

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Salud

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
General

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
General

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo
Salud

Nove estados têm mais de 90% da população vacinada com a primeira dose

Entre os estados que conquistaram o resultado da vacina contra covid-19 estão: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Minas Gerais.

Baixar arquivo