Tombada pela Unesco desde 1987, Brasília carrega arquitetura única

Publicado en 22/10/2021 - 09:05 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Brasília é tombada pela Unesco desde 1987. Em 1990 foi a vez do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) tombar o conjunto urbanístico da capital.

Isso garante que a cidade mantenha preservada suas principais características artísticas, culturais e arquitetônicas. A cidade que foi planejada e construída em apenas quatro anos, guarda algumas peculiaridades até hoje.

No Eixo Monumental, que corta o centro da capital de leste a oeste, são tantos monumentos, prédios, palácios, obras e jardins, que somente uma visita completa para conhecer tudo que a área tem a mostrar.

Na frente do Palácio do Itamaraty, sede do Ministério da Relações Exteriores, a escultura Meteoro está lá, desde 1967. Imponente, bonita e mesmo com mais de 50 toneladas, parece tão leve, que passa a sensação de flutuar sobre o espelho d’água.

O Meteoro feito de mármore de carrara, com cinco curvas que representam todos os continentes e a interação harmônica entre eles, foi feito pelo escultor italiano Bruno Giorgi.

E após 54 anos, a peça vai passar pela sua primeira manutenção, que deve durar cerca de 10 meses.

Bruno Giorgi, é o mesmo escultor dos dois candangos que fazem parte da praça dos três poderes, em frente ao Palácio do Planalto, o convite para a confecção da obra veio do arquiteto, Oscar Niemeyer, e ficou pronta em 1959. Um ano antes da inauguração da nova capital.

Na praça, entre muitas obras, podemos ver também, o pombal, que tem o formato de um pregador de roupas. Ele foi uma encomenda de Eloá Quadros, ex-primeira-dama da época, ao arquiteto de Brasília.

O centro pulsante da capital do país, respira arquitetura e história, por isso é chamada por muitos de museu a céu aberto.

*Com supervisão de Raquel Mariano

Edición: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Últimas notícias
General

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
General

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
General

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economía

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
General

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
General

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo